14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE MILIAR EM PACIENTES COM UROSSEPSES DE REPETIÇÃO, RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Tuberculose genitourinária corresponde a 4 a 20% dos quadros de tuberculose pulmonar e 25 a 62% dos casos de tuberculose miliar. Como apresenta-se com um quadro clínico muitas vezes inespecífico, imagens com autonefrectomia unilateral e espessamento ureteral podem indicar o diagnóstico.

Objetivos

Relatar caso ocorrido no Hospital Getúlio Vargas, Recife, em janeiro de 2016.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo do tipo relato de caso baseado em dados obtidos através de anamnese, exame físico e exames complementares, associado a revisão de literatura.

Resultados

Paciente, 30 anos, sexo feminino, admitida com quadro de dor abdominal e vômitos iniciados há 3 dias da admissão, associados a perda de 30Kg em três meses e três internamentos nos últimos seis meses com quadro de infecção urinária. Realizada tomografia de abdome que evidenciou espessamento ureteral em toda a sua extensão bilateralmente, além de calcificação parenquimatosa bilateral e autonefrectomia de rim esquerdo. Realizadas cultura e PCR para tuberculose na urina e a paciente recebeu alta com orientação de retorno em dez dias para prosseguimento da investigação. Paciente retornou após 10 dias com quadro de paresia de membros inferiores, oligúria e vômitos iniciados há 3 dias. Ao exame, apresentava déficit de força grau II e arreflexia bilateralmente. Apresentava-se com novo choque séptico e em urgência dialítica, sendo iniciada hemodiálise no dia de admissão e iniciada antibioticoterapia. Resgatada PCR para tuberculose na urina positiva. Realizada Eletroneuromiografia que evidenciou polirradiculoneuropatia com processo de degeneração por desmielinização acentuada; amplitude motora <20% do seu valor normal. Colhido LCR, que não foi compatível com síndrome de Guillain-Barré. Realizada RNM de encéfalo e coluna que evidenciou múltiplos pequenos focos de espessamento medular meníngeo compatíveis com tuberculomas e aracnoidite espinhal por tuberculose. Realizada passagem de duplo-J e iniciado tratamento com tuberculostático com previsão de tratamento por 18 meses.

Conclusões/Considerações finais

Tuberculose miliar é uma doença causada por disseminação hematogênica do Mycobacterium tuberculosis e ocorre em cerca de 4% dos casos de tuberculose. Apresenta quadro clínico muito inespecífico, necessitando de alto índice de suspeição em países endêmicos para que seja feito o diagnóstico. O tratamento da tuberculose miliar deve seguir as orientações de acordo com o sistema acometido, sendo de 18 meses em pacientes com tuberculomas no sistema nervoso central, como no caso descrito.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Getúlio Vargas - Pernambuco - Brasil

Autores

Jeanne Thays Lima Xavier, Jeniffer Mireli dos Santos Lopes, Marilia Carolina Braga De Moura