Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ESCORES DE MORTALIDADE EM PACIENTES QUEIMADOS ADMITIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL JOÃO XXIII – FHEMIG, BELO HORIZONTE, MG

Fundamentação/Introdução

Alguns escores de prognóstico em pacientes queimados têm apresentado uma boa performance, com áreas sob a curva ROC maior que 0,9. Poucos trabalhos avaliaram estes escores em pacientes queimados admitidos em unidades de terapia intensiva.

Objetivos

Fazer comparativo de performance na curva ROC de 4 escores aplicados para grupo de pacientes queimados admitidos em terapia intensiva.

Delineamento/Métodos

Estudo retrospectivo avaliando os escores APACHEII, SAPSIII, ABSI escore e Baux escore em pacientes vítimas de queimaduras admitidos em unidade de terapia intensiva. Os escores foram calculados a partir dos dados coletados nos prontuários dos pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva de Queimados (UTQ) do Hospital João XXIII durante o ano de 2015, instituição referência em trauma e grandes queimados do estado de Minas Gerais.

Resultados

No período de um ano foram admitidos 136 pacientes vítimas de queimaduras na UTQ do Hospital João XXIII. A idade média foi de 44,3 anos sendo 65,4% homens. A mortalidade na unidade foi de 33,8% e a mortalidade hospitalar foi de 36%. As áreas sob a curva ROC foram: ABSI escore, 0,850 (0,768-0,932); SAPS3, 0,839 (0,762-0,915); Baux escore, 0,831 (0,748-0,915); SOFA, 0,825 (0,740- 0,910); área superfície corpórea queimada, 0,808 (0,712-0,904); e APACHEII, 0,786 (0,693-0,879).

Conclusões/Considerações finais

O escore com melhor área sob a curva ROC foi o ABSI escore, entretanto os demais apresentaram curvas ROC similares, sem diferenças estatísticas entre suas áreas. Tanto os escores de terapia intensiva quanto os específicos para queimados são ferramentas precisas e bons preditores de mortalidade em pacientes queimados admitidos em unidade de terapia intensiva.

Palavras Chaves

“burns”; “scoring system”; “predictors of mortality”; “intensive care”

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital João XXIII - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rita Cássia Santana Amaral, Isabela Augusta Castro Lemos, José Carlos Sizino Franco Filho, Robson Santos Borges, Stefânia Bruna Costa Valente

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017