14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM DEMÊNCIA ATENDIDOS EM CENTRO DE REFERÊNCIA NO SUL DO BRASIL

Fundamentação/Introdução

Os quadros demenciais, caracterizados pelo declínio das funções orgânicas, apresentam aumento exponencial em função da idade. A prevalência de quadros demenciais descritos na população brasileira é de cerca de 7,6%, em pacientes com idade igual ou superior a 65 anos. No entanto, ainda são escassos os estudos que avaliaram a epidemiologia dessa doença na população brasileira, além de serem restritas a pequenas áreas geográficas.

Objetivos

Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório de demência do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2015. Esse centro de Neurologia atende apenas pessoas que possuem plano de saúde e particular.

Delineamento/Métodos

Estudo retrospectivo, descritivo e analítico realizado por meio da revisão de prontuários dos pacientes em que se buscou dados sobre sexo, raça, idade, escolaridade e diagnóstico.

Resultados

No total foram estudados 760 pacientes, dos quais 68,8% (523/760) foram diagnosticados com quadro de demência. Dentre os quadros de demência, a doença de Alzheimer foi diagnosticada em 48,9% dos casos, demência vascular em 11,3% e mista em 7,8%. Observou-se predomínio do sexo feminino (61,3%) que tinham idade média de 71,2 ± 14,43 anos. No entanto, a demência apareceu significativamente mais cedo no sexo masculino (idade média de 68,5 ± 15,63 anos; p<0,0001). A prevalência de demência foi de 3% em pacientes com 70 anos e de 25% em pacientes com 85 anos. Idosos entre 71 a 80 anos de idade representam a faixa etária mais acometida, com 29,4 % dos casos. Em relação à etnia, 96,3% dos pacientes são brancos. No que diz respeito a escolaridade, indivíduos com maior escolaridade (9 a 11 anos) foram diagnosticados com quadro de demência mais precocemente do que aqueles com menor escolaridade (1 a 4 anos; p=0,0007).

Conclusões/Considerações finais

Nesse centro de referência no atendimento a doenças demenciais que acompanha pacientes que possuem plano de saúde e podem pagar particular, encontramos que 68,8% dos pacientes foram confirmados com demência, sendo a doença de Alzheimer a mais frequente. Mulheres são mais acometidas, no entanto, homens apresentaram doença mais precocemente. Indivíduos com maior escolaridade foram diagnosticados significativamente mais jovens que os de menor escolaridade.

Palavras Chaves

Demência, epidemiologia, perfil epidemiológico, idoso, Alzheimer

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Positivo - Paraná - Brasil

Autores

Heloize Dzieciol Berthier Portes, Paola Martins Barcellos, Graciany Gasperin, Amanda Ferraz Barboza, Ricardo Krause Martinez de Souza