14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Leishmaniose Tegumentar Americana e Hanseníase Nodular da Infância: Diagnóstico diferencial na faixa etária pediátrica.

Fundamentação/Introdução

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e a hanseníase representam grave problema de saúde pública no Brasil. O espectro clínico das lesões da LTA é diverso, facilitando dúvidas ao diagnóstico específico, dessa forma, a hanseníase tuberculoide em sua forma nodular tem a formação de pápula, eritematosa, fundo granuloso e crostas, sendo diagnóstico diferencial da LTA, sobretudo, em pacientes pediátricos.

Objetivos

Relatar caso atípico sugestivo de LTA, quanto ao perfil da lesão, em paciente pediátrico com diagnóstico diferencial de hanseníase nodular da infância.

Delineamento/Métodos

Criança feminino, 04 anos e 40 dias, parda, residente de zona urbana da cidade de Araguaína-TO, encaminhada ao serviço de referência no tratamento de doenças tropicais desta cidade, com queixa de lesão em região malar há 08 meses sem cicatrização. Vem à consulta ao dermatologista que descreve lesão única papulosa, com 0,5 cm de diâmetro em região malar direita e fundo em “geleia de maçã”. Familiar negou tratamento de Hanseníase na família. Levantadas hipóteses de Hanseníase Tuberculoide da Infância e LTA. Solicitado, então, parecer da cirurgia geral para exérese da lesão, que foi realizada sem intercorrências. Após 07 dias, em reavaliação com a cirurgia, ferida cirúrgica apresentava-se com aspecto cicatricial. Criança retorna então com resultado de biopsia a pediatra, demonstrando Dermatite crônica granulomatosa sugestivo de LTA. Acompanhante refere novas queixas de febre no período noturno, não aferida, intermitente há aproximadamente um mês. Ao exame: aumento discreto de lesão em face, impetigo em membro superior direito e estertores bolhosos na ausculta pulmonar.

Resultados

Criança foi tratada para infecção de vias áreas e impetigo e encaminhada ao dermatologista para conclusão do caso. Este solicitou revisão de lâmina anatomopatológica, pois, clinicamente, lesão sugeria Hanseníase Tuberculoide Nodular da Infância. Após 08 dias, revisão de lâmina descreve: Não encontradas formas amastigotas, mas infiltrado inflamatório crônico é sugestivo de LTA. Ainda assim, manteve-se a dúvida do diagnóstico. Criança aguarda retorno ambulatorial para realização de nova biópsia, a qual elucidará a sua etiologia e conduzirá a terapia da paciente.

Conclusões/Considerações finais

Tanto a LTA, quanto a hanseníase nodular da infância geram incerteza ao diagnóstico clínico, o que reafirma a função do exame histopatológico na definição etiológica e condução terapêutica.

Palavras Chaves

Diagnóstico Diferencial; Hanseníase Nodular da Infância; Leishmaniose Tegumentar Americana;

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Norte Brasil - ITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

João Victor Pereira Gomes, Tássylla Caroline Ferreira Pereira, Patrick Nunes Brito, Débora Coelho Duarte, Cláudia Batista Câmara Suleiman