14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Aspergilose invasiva e histoplasmose disseminada após uso de Infliximabe em paciente com artrite psoriática.

Fundamentação/Introdução

O fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) é essencial para a defesa imune e desempenha um papel importante no recrutamento de células inflamatórias para o local da infecção. As drogas que inibem o TNF- α são eficazes no tratamento de doenças inflamatórias e auto-imunes.Os três antagonistas de TNF (etanercept, infliximabe e adalimumabe) podem se associar a várias doenças infecciosas, como histoplasmose, listeriose, coccidioidomicose, candidíase, aspergilose e citomegalovirose. O curso dessas doenças pode ser grave ou fulminantes e ocorrer de forma oligosintomática.

Objetivos

Descrever um caso fungemia disseminada associada ao uso de anti TNF-α

Delineamento/Métodos

W.J.S., 61 anos, branco,internado com quadro de astenia, mialgia, febre diária e icterícia. O paciente era portador de artrite psoriática controlada com infliximabe, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2.
Durante internação, houve aumento de transaminases, bilirrubinas às custas de direta, desidrogenase láctica e pancitopenia, que pioraram progressivamente, além de declínio da função renal, com necessidade de hemodiálise. Foram colhidos culturas e sorologias para hepatites virais, antígeno criptocócico, galactomanana, PCR para tuberculose e sorologia para Histoplasma capsulatum. A tomografia computadorizada de abdome mostrava hepatoesplenomegalia.
Na bióspia de medula óssea foi vista síndrome hemafagocítica e histiócitos com inclusões compatíveis com histoplasmose, posteriomente confirmada pela sorologia positiva. Foi tratado com anfotericina B lipossomal e corticoterapia por 14 dias, recebendo alta com itraconazol.
Uma semana após a alta, o paciente retornou ao hospital com febre com calafrios e hipotensão. A revisão dos exames da internação anterior mostrou cultura para fungo positiva para Aspergilus fumigatus. Diante do diagnóstico de aspergilose invasiva e histoplasmose disseminada, o paciente permaneceu internado com uso de anfontericina B lipossomal por 21 dias, com importante melhora clínica. O paciente recebeu alta hospitalar com itraconazol oral por 1 ano.

Resultados

Relato de caso

Conclusões/Considerações finais

Dentre as drogas anti TNF-α, o mais comumente usado é o infliximabe (67,3%). Em uma revisão da literatura, das infecções fungicas associadas aos antiTNF-α, 80% estão associadas ao infliximabe. E dentre elas, as mais prevalentes foram histoplasmose (30%) candidíase (23%) e aspergilose (23%). Não existe descrito na literatura de caso de duas infecções fúngicas simultâneas com o uso do infliximabe.

Palavras Chaves

infliximabe, aspergilose, histoplasmose, artrite psoriática, anfotericina B lipossomal

Área

Clínica Médica

Autores

Priscila Carolina Almeida Fontes Guerra, Lisiana Wachholz Szeneszi, Eduardo Guilherme Sanchez, Debora Cristina Malvar das Chagas, Isabela Araujo Touma de Cerqueira Campos