14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TIMOMA INTRAPULMONAR UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Os timomas são derivados de células epiteliais tímicas, apresentam incidência de 1,5 em 1000000 pessoas/ano. Os timomas intrapulmonares primários (TIPs) são neoplasias raras e de patogênese ainda pouco esclarecida, em média na literatura, encontram se 37 casos relatados, segundo Myers et al. no ano de 2007. O TIP deve ser suspeitado quando a histopatologia de um tumor pulmonar revela características incomuns, e semelhantes a um timoma.

Objetivos

Relatar caso raro de timoma intrapulmonar.

Delineamento/Métodos

Tratando-se de patologia rara e com poucos dados em literatura, o diagnóstico dos TIP’S geralmente ocorre de maneira acidental, e o definitivo pode ser feito apenas com base em exame histopatológico.
A patogênese ainda não é bem esclarecida a teoria mais aceita é que estes tumores derivem de tecido tímico ectópico, resultado de um deslocamento embriológico. A ressecção cirúrgica é o tratamento de eleição nos casos de TIP.

Resultados

Paciente do sexo feminino, MJTL, 54 anos, extabagista, cessou há 18 anos. Deu entrada no serviço hospitalar de pronto atendimento referindo dor retroesternal e derrame pleural, foi realizada propedêutica de imagem.e feita uma toracocentese de alívio com coleta de volume de 700 ml. Em consulta com especialista, foi solicitada uma tomografia de tórax e com base nos achados, realizou-se segmentectomia de lobo médio em pulmão direito com ressecção completa de massa tumoral. A imuno-histoquimica evidenciou timoma tipo B2. O pós-operatório seguiu sem complicações.

Conclusões/Considerações finais

Trata-se de um caso raro, a suspeita deve ser aventada quando as características tumorais pulmonares diferirem do habitual. É imprescindível lançar mão de exame imuno-histoquímico para o diagnóstico. A patogênese do TIP ainda não está completamente elucidada, e devido a limitação de informações a cerca da doença, seu segmento e terapêutica tendem a fundamentar-se nas condutas do câncer de pulmão.

Palavras Chaves

Timoma intrapulmonar primáriio, timoma, tumor,

Área

Clínica Médica

Autores

Bárbara Lorenzoni, Wagner Santos da Silva, Adriana Martins Monteiro de Castro, Mariana Schreiber Kill