TIMOMA INTRAPULMONAR UM RELATO DE CASO
Os timomas são derivados de células epiteliais tímicas, apresentam incidência de 1,5 em 1000000 pessoas/ano. Os timomas intrapulmonares primários (TIPs) são neoplasias raras e de patogênese ainda pouco esclarecida, em média na literatura, encontram se 37 casos relatados, segundo Myers et al. no ano de 2007. O TIP deve ser suspeitado quando a histopatologia de um tumor pulmonar revela características incomuns, e semelhantes a um timoma.
Relatar caso raro de timoma intrapulmonar.
Tratando-se de patologia rara e com poucos dados em literatura, o diagnóstico dos TIP’S geralmente ocorre de maneira acidental, e o definitivo pode ser feito apenas com base em exame histopatológico.
A patogênese ainda não é bem esclarecida a teoria mais aceita é que estes tumores derivem de tecido tímico ectópico, resultado de um deslocamento embriológico. A ressecção cirúrgica é o tratamento de eleição nos casos de TIP.
Paciente do sexo feminino, MJTL, 54 anos, extabagista, cessou há 18 anos. Deu entrada no serviço hospitalar de pronto atendimento referindo dor retroesternal e derrame pleural, foi realizada propedêutica de imagem.e feita uma toracocentese de alívio com coleta de volume de 700 ml. Em consulta com especialista, foi solicitada uma tomografia de tórax e com base nos achados, realizou-se segmentectomia de lobo médio em pulmão direito com ressecção completa de massa tumoral. A imuno-histoquimica evidenciou timoma tipo B2. O pós-operatório seguiu sem complicações.
Trata-se de um caso raro, a suspeita deve ser aventada quando as características tumorais pulmonares diferirem do habitual. É imprescindível lançar mão de exame imuno-histoquímico para o diagnóstico. A patogênese do TIP ainda não está completamente elucidada, e devido a limitação de informações a cerca da doença, seu segmento e terapêutica tendem a fundamentar-se nas condutas do câncer de pulmão.
Timoma intrapulmonar primáriio, timoma, tumor,
Clínica Médica
Bárbara Lorenzoni, Wagner Santos da Silva, Adriana Martins Monteiro de Castro, Mariana Schreiber Kill