14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: DOENÇA DE STILL APRESENTANDO FAN POSITIVO EM ALTOS TÍTULOS

Fundamentação/Introdução

A Doença de Still (DS) é uma desordem inflamatória rara de patogenia e etiologia ainda desconhecidas. Chegar ao seu diagnóstico é difícil tanto por sua raridade quanto por não existirem testes específicos, histopatologia ou sintomas patognomônicos. Atualmente seu diagnóstico é baseado nos critérios de Yamaguchi, desde que haja exclusão de doenças infecciosas, tumorais e reumatológicas. Tem sido crescente, porém, o relato de casos de pacientes com diagnóstico de Doença de Still que não se adequam completamente a estes critérios: febre por mais de 1 semana, artralgia por mais de 2 semanas, rash típico, leucocitose com neutrofilia, odinofagia, lesão hepática, adeno ou esplenomegalia, Fator Antinuclear (FAN) e Fator Reumatóide (FR) negativos.

Objetivos

Apresentar caso de Doença de Still (DS) que contraria os critérios diagnósticos preconizados na atualidade.

Delineamento/Métodos

Homem de 24 anos apresentava febre de origem indeterminada diária há 2 semanas, associada à mialgia intensa, rash cutâneo de caráter evanescente com piora durante picos febris, artrite em punhos, articulações metacarpofalangeanas e joelhos. Foram excluídas doenças de origem infecciosa, malignidades e vasculites. O paciente apresentava leucocitose neutrofílica importante, transaminases dentro da normalidade, concentração de ferritina sérica marcadamente elevada (84.000ng/mL) e fator antinuclear (FAN) positivo na titulação de 1/1280, padrão nuclear pontilhado grosso, com demais anticorpos reumatológicos negativos.

Resultados

Após diagnóstico, paciente apresentou resposta parcial ao tratamento com antiinflamatórios, metotrexato e corticóide sistêmico, sendo necessário terapia imunobiológica com anti interleucina 6. Após início, tanto hemograma quanto ferritina atingiram níveis de normalidade e paciente manteve-se assintomático.

Conclusões/Considerações finais

A Doença de Still continua sendo uma doença de difícil diagnóstico. A hiperferritinemia, apesar de não contemplada nos critérios vigentes, parece ter grande valor na DS tanto em seu diagnóstico quanto na monitorização de sua atividade. Mais estudos são necessários para avaliar a sensibilidade dos critérios diagnósticos atualmente utilizados, mas grandes pesquisas clínicas são dificultadas pela raridade da doença.

Palavras Chaves

Doença de Still, hiperferritinemia, FAN, critérios de Yamaguchi

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS LUZIA DE PINHO MELO - São Paulo - Brasil

Autores

Marina Di Franco Figueiroa, Tassia Therumi Ferrara Saito, Tauhana Mirella Messias Gonçalves, Faustino Peron Filho