14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: REATIVAÇÃO SINTOMÁTICA DE HERPESVÍRUS HUMANO 6 EM ADULTO JOVEM RELACIONADO À INFECÇÃO POR LEISHMANIOSE VISCERAL.

Fundamentação/Introdução

A família Herpesviridae, é composta de centenas de vírus envelopados. As características que estão, diretamente, implicadas na importância médica é a propriedade de permanecer em estado latente no hospedeiro após a resolução da infecção primária e a capacidade de reativação posterior, habitualmente, na vigência de disfunções imunológicas. A primoinfecção por um dos oito tipos de herpesvírus humanos, geralmente, cursa com sintomas benignos e autolimitados, já os quadros clínicos resultantes de sua reativação podem ser, graves no contexto da imunossupressão. No contexto da imunossupressão, destaca-se o herpesvírus do tipo 6 (HHV-6), cuja reativação ocorre em uma grande proporção de receptores de órgão sólido e de transplante de celulas tronco, cursando com rash cutâneo e com demora da resposta medular.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente adulto jovem com reativação de HHV-6, após infecção por Leishmaniose Visceral (LV).

Delineamento/Métodos

Trata-se AJAO, 19 anos, previamente hígido, com quadro de exantema difuso, febre, cefaléia, emagrecimento e queda do estado geral com início há cerca 42 dias, sem visceromegalias ou linfoadenomegalias, sem alterações neurológicas. Nega resfriado, nega contato com águas fluviais. Realizou tratamento com antibioticoterapia por mais de 15 dias, sem melhora do quadro. Exames laboratoriais demonstrava pancitopenia, FAN núcleo reagente, com padrão nuclear pontilhado fino (título de 1:80), sem demais alterações. Tomografia de crânio normal. Colhido líquor, hemocultura, urinocultura e BAAR, estes sem alterações.

Resultados

Evoluiu, mantendo pancitopenia e quadro de febre e petéquias no palato. Colhido mielograma, que demonstrou anemia aplásica e solicitados sorologias e PCR para CMV, EBV, HSV 1/2, HHV-6 A/B, HHV-7, Varicela Zoster, Adenovírus e Dengue. PCR positivo para HHV-6. Imunoflorescência indireta para HHV-6 com titulo de IgG ≥ 1/1024, avidez de IgG alta e IgM positivo. Sorologia positiva para Leishmaniose visceral. Iniciado tratamento com Anfotericina B lipossomal por 05 dias. Paciente evoluiu com melhora clínica e alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

Paciente evoluiu com reativação do HHV-6, provavelmente, devido ao rebaixamento dos mecanismos de imunovigilância e mielossupressão provocados pela leishmaniose. O tratamento para LV, com restabelecimento das funções imunológicas, levaram ao clearence viral e desaparecimento do exantema.

Palavras Chaves

Reativação Herpes Virus Humano 6; Herpes vírus humano 6; Leishmaniose visceral.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFVJM - Minas Gerais - Brasil

Autores

Débora Gonçalves Sousa Sete, Pedro Melgaço Martins, Leandro Mourão Miranda, Fabiana Souza Máximo Pereira, Ronaldo Luis Thomasini