14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RABDOMIÓLISE SECUNDÁRIA À OVERDOSE POR COCAÍNA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Rabdomiólise é a destruição muscular com liberação de componentes que levam à disfunção renal e tem causas diversas, inclusive o uso de drogas, como cocaína e heroína. O diagnóstico não é feito em todos os casos, sendo assim um assunto que deve ser mais bem difundido.

Objetivos

Realçar a importância do diagnóstico precoce para melhor manejo e prognóstico do paciente e evidenciar o uso de drogas como causa de danos orgânicos.

Delineamento/Métodos

RELATO DE CASO

Resultados

Homem, 34, foi encontrado desacordado e levado à Unidade de Pronto Atendimento onde apresentou repetidas crises convulsivas. Notavam-se inúmeras equimoses e ferimentos pelo corpo. Usuário de droga inalatória com histórico de overdose, segundo o próprio paciente. Evoluiu com oligúria, colúria e retenção nitrogenada progressiva. Ficou internado na UPA por 4 dias, quando apresentou náuseas, vômitos, soluços incoercíveis e diarréia. Encaminhado ao hospital desidratado, com Creatinina = 9,73 mg/dL e Ureia = 181 mg/dL. Avaliado pelo nefrologista e transferido ao Centro de Terapia Intensiva para diálise emergencial no dia seguinte, Cr = 14,77 mg/dL Ur = 194 mg/dL K = 6,7 mEq/L. A CPK não pode ser lida pelo aparelho. Teve melhora sintomática e laboratorial, sendo no dia posterior Cr = 13,46 Ur = 190 K = 5,5 CPK = 256600. Foi mantido em CTI com acompanhamento do nefrologista e sessões diárias de diálise. Nos últimos exames antes da alta do CTI, apresentava Cr = 9,91 Ur = 161 K = 4,6 e CPK = 14570. Foi observado na enfermaria e na alta hospitalar orientado a fazer acompanhamento periódico com o nefrologista para avaliação da evolução em longo prazo.

Conclusões/Considerações finais

A história do paciente demandava investigação clínica direcionada para a rabdomiólise mais precocemente, já que ficou por dias sintomático e com hidratação venosa muito aquém do ideal, correndo risco de seqüelas renais a longo prazo. Durante a pesquisa do tema, nota-se carência de estudos que demonstrem o impacto na saúde do uso de drogas, que é grave problema em todo o mundo. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas, 247 milhões de pessoas usaram drogas em 2015 e 29 mi sofreram distúrbios decorrentes do uso. Em 2014 estimou-se 207400 mortes por uso de drogas. Além de provocar danos agudos, o uso de drogas também pode levar a alterações permanentes, como dano cerebral, doenças psiquiátricas, lesões hepáticas, renais e cardíacas e maior risco de contrair doenças infecciosas.

Palavras Chaves

rabdomiólise, injúria renal aguda, overdose, cocaína, diálise

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de São João del Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Camila Cristeli de Oliveira Silva e Teles, Gabriela Duarte Seleghim, João Victor Lopes Campos, Alexandre Nunes Pessoa, José Gabriel Knuppel