14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A importância da eletroforese de proteínas na investigação nefrológica das gamopatias monoclonais: relato de caso

Fundamentação/Introdução

O Mieloma Múltiplo (MM) é uma gamopatia monoclonal causada pela proliferação indiscriminada de plasmócitos na medula óssea. Apresenta-se com insuficiência renal em 20% a 35% dos pacientes ao diagnóstico, decorrente do acúmulo de imunoglobulinas nos glomérulos. Nesses casos, a eletroforese de proteínas (EFPTN) é fundamental para a detecção e quantificação do componente monoclonal.

Objetivos

Destacar a importância da eletroforese de proteínas na investigação diagnóstica das gamopatias monoclonais dentro da nefrologia.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente feminino, 64 anos, com queixa de edema em membros inferiores, há 1 ano e piora, há 1 mês. Portadora de Diabetes Mellitus, há cerca de 6 anos, Hipertensão Arterial Sistêmica, há 5 anos, além de Descrição do caso: Artrose e Rinite Alérgica. Nos antecedentes familiares nega nefropatias e ao exame físico encontrava-se com edema avaliado em 4 +, pressão arterial de 160x100 mmHg e sinal de Giordano negativo. Os exames laboratoriais de triagem evidenciaram dislipidemia e proteinúria nefrótica: colesterol total: 316mg/dl; Glicose: 113 mg/dl; Ureia: 19 mg/dl; Triglicerídeos: 468 mg/dl; Creatinina: 0,8 mg/dl; Clearence de creatinina: 131,41 ml/min/1,73m2; Proteinúria de 24 horas: 13231,2 mg/24h. Na investigação da Síndrome Nefrótica e sua possível etiologia, os exames laboratoriais como complemento CH50, C3 e C4, anti-DNA, antígeno carcinoembriogenico (CEA), entre outros, possibilitaram descartar hipóteses auto-imunes. A EFPTN evidenciou hipergamaglobulinemia que na eletroforese de proteínas urinárias confirmou disglobulinemia monoclonal com proteína Bence Jones positiva na urina. Adotou-se como conduta o encaminhamento ao hematologista para terapêutica específica.

Conclusões/Considerações finais

A presença de proteinúria acentuada, associada a fatores de risco como a idade avançada da paciente, fez-se necessária uma investigação para MM. A eletroforese de proteínas é considerada um método de triagem para a presença do componente monoclonal e nesse caso foi esclarecedor, ao detectar a presença das cadeias leves da imunoglobulina na urina, chamadas de proteínas monoclonais de Bence Jones. Portanto o uso rotineiro da EFPTN na nefrologia associa-se ao diagnóstico das gamopatia monoclonais, patologias que, se não diagnosticadas precocemente, conduzem às consequências catastróficas do ponto de vista da sobrevida renal.

Palavras Chaves

eletroforese; mieloma múltiplo; nefrologia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Karina de Medeiros Amorim, Barbara Freitas Neves, Cecilia Neta Alves Pegado, Thalita Back de Lima Moura, Theresa Rhaquel Sobreira França