14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Tuberculose Peritoneal Mimetizando Carcinomatose Peritoneal

Fundamentação/Introdução

A tuberculose, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, é um problema de saúde pública, principalmente em áreas endêmicas. No Brasil, de acordo com o Data SUS, em 2016 até o momento foram notificados 19.731 casos de tuberculose, sendo que 13,75 % desses casos corresponde a forma extrapulmonar. No ano de 2014, 74000 casos foram notificados, sendo que 10,4% evoluíram ao óbito. O local mais comum de acometimento é de longe o trato respiratório baixo. No entanto, a doença pode manifestar-se por formas extrapulmonar. A tuberculose peritoneal (TP) representa cerca de 1% a 2% de todas as formas extrapulmonares. Entre as formas extrapulmonares, a tuberculose peritoneal é um desafio diagnóstico, seja por apresentar sintomas inespecíficos, seja por mimetizar outras doenças.

Objetivos

Relatar caso clínico de apresentação rara de Tuberculose.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo do tipo relato de caso.

Resultados

Este é um relato de caso de paciente de 39 anos, portador de paralisia cerebral por hipóxia periparto, levado ao serviço do HFR devido quadro de emagrecimento importante, não quantificado, de 6 meses de evolução. Apresentava, também, astenia, ascite volumosa refratária e febre persistente. Laboratorialmente, apresentava anemia normocrômica e normocítica. Propedêutica de imagem mostrou linfonodos confluentes, com necrose e liquefação, espessamento peritoneal em hipogástrio, diminutas nodulações omentais e acentuada ascite. Inicialmente pensando neoplasia de sítio desconhecido. Por várias vezes, paciente apresentou episódios de instabilização clínica necessitando de suporte intensivo. Optado, então, por biópsia de lesão peritoneal via aberta, após estabilização clínica do paciente. Biópsia evidenciou granulomas compatíveis com Tuberculose Peritoneal. Iniciado tratamento com esquema RIPE, com boa resposta clínica inicial, porém intercorreu com hepatite medicamentosa secundária ao tratamento. Trocado esquema terapêutico com evolução favorável do quadro.

Conclusões/Considerações finais

A tuberculose peritoneal deve sempre ser lembrada em pacientes jovens, com quadro arrastado de ascite e sintomas como febre e perda de peso inexplicável. Devido a extensão da doença no território brasileiro, existe sempre a possibilidade de acometimento extra-pulmonar, o que torna o diagnóstico um desafio. O diagnóstico muitas vezes é difícil, podendo atrasar o início do tratamento e aumentar a mortalidade.

Palavras Chaves

Tuberculose peritoneal, TBC, Neoplasia.

Área

Clínica Médica

Autores

Bruna Pereira Bicalho, Felipe Augusto Azevedo Leão, Rodrigo Silveira Santos, Aline Martins Cardoso, Brunno Barbalho Cardoso