14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Lipossarcoma Gigante de Retroperitônio: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: O lipossarcoma é um tumor maligno de partes moles, originado no tecido mesenquimal e derivado dos adipócitos, sendo o que 15 a 20% acometem o retroperitônio. O tipo histológico mais comum é o lipossarcoma desdiferenciado. A localização e o tamanho do tumor determinam os sintomas devido a compressão de estruturas vizinhas.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar um caso de um paciente com lipossarcoma retroperitônio gigante (LR) e particularidades em seu planejamento terapêutico, devido ao seu grande volume.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: Informações obtidas por entrevista com o paciente, registro fotográfico de exames, revisão do prontuário e de literatura.

Resultados

RESULTADOS: D. G. S., sexo masculino, 67 anos, com queixa de desconforto abdominal, concomitante a aumento da circunferência abdominal. Ao exame físico, paciente encontra-se em bom estado geral, ruídos hidroaéreos presentes, massa abdominal palpável. TC de abdome total revela volumosa lesão expansiva ocupando maior parte da cavidade abdominal com atenuação semelhante a gordura e estrias densas de permeio com componentes nodulares sólido em porção superior adjacente ao polo superior do rim esquerdo medindo 5,1 x 3,5 centímetros. Provocando deslocamento do rim esquerdo, estômago e baço, rechaçando todos os órgãos peritoneais, bem como alças intestinais para direita, comprimindo parte do colón transverso anteriormente, insinuando-se por hérnia umbilical e hérnia inguinal esquerda, além de rechaçar parte da parede vesical para a direita. Realizou-se laparotomia com ressecção da massa em conjunto com rim esquerdo e segmento do cólon. O anatomopatológico evidenciou lipossarcoma desdiferenciado medindo 40,0 x 35,0 x 12,0 centímetros. Foi indicado tratamento adjuvante com radioterapia. Paciente assintomático após 7 meses de cirurgia e ainda mantém acompanhamento oncológico com sessões de radioterapia.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Apesar de ser uma neoplasia rara, o diagnóstico e tratamento precoce do LR são importantes pelo fato de estarem diretamente relacionados a sobrevida do paciente. A abordagem cirúrgica é a mais eficaz para o tratamento, uma vez que a radioterapia e a quimioterapia possuem resultado limitado. O prognóstico se relaciona à classificação histológica do tumor e a sobrevida global em 5 anos varia em torno de 40 a 50%, sendo que sarcomas em retroperitônio possuem uma tendência a recorrência tanto quanto a metástases a distância. Após o tratamento, os pacientes devem manter acompanhamento médico devido ao caráter recidivante do tumor.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Lipossarcoma,Lipossarcoma desdiferenciado, Neoplasias do retroperitônio, Lipossarcoma gigante.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade São Lucas - Rondônia - Brasil, Hospital de Base Ari Pinheiro - Rondônia - Brasil

Autores

ISABELA ANDRINA RIBEIRO DA SILVA HABIB, Mariana Silva Dos Santos, Leticia S Cordeiro, Vanessa Nicoletti Araujo