14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

LINFOEPITELIOMA: UM RELATO DE CASO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: O linfoepitelioma é subdivisão do carcinoma de nasofaringe, caracterizado pela não queratinização e indiferenciação celular. Possui quadro clinico inicial inespecífico, sendo comum a apresentação de massa cervical. É mais comum em homens entre 40 e 50 anos da raça amarela, raro no ocidente.

Objetivos

OBJETIVOS: O objetivo desse estudo foi a apresentação de fatores etiológicos, do quadro clínico inicial, a evolução da doença, bem como o tratamento realizado.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritiva, retrospectiva do tipo relato de caso clínico realizado através da pesquisa em prontuário no setor de oncohematologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

Resultados

DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente sexo masculino, 69 anos, aposentado, tabagista há 50 anos, proveniente de Itaituba, Pará. Foi encaminhado à clínica oncológica do HRBA devido à histórico de nódulo em região cervical esquerda há um ano, associado à quadro de dor lombar. A biópsia de nódulo do pescoço, realizada previamente, apresentou padrão histológico sugestivo de metástase ganglionar de carcinoma indiferenciado, na qual seguiu investigação para linfoepitelioma metastático. Foi submetido, posteriormente, à tomografia computadorizada (TC) de coluna cervical apresentando linfonodomegalia com presença de linfonodos hipodensos patológicos em cadeia cervical esquerda, associado à sinusopatia maxilar esquerda. Além disso, a TC de coluna lombar detectou lesão infiltrativa envolvendo corpos vertebrais torácicos T9 e T10. Constatou-se quadro progressivo de perda de força em membros inferiores culminando em plegia. Posteriormente, evoluiu com escara sacral grau II e períodos de desorientação, mas manteve-se sem alterações de sinais vitais e afebril. A imuno-histoquímica, por fim, confirmou o diagnóstico de carcinoma indiferenciado (linfoepitelioma), não localizando sítio primário da lesão. Devido ao quadro avançado, o tratamento baseou-se em suporte clinico, radioterapia paliativa de coluna lombar e tratamento cirúrgico para as escaras, que, todavia evoluíram com piora. O paciente evoluiu a óbito, em poucos dias, devido à insuficiência respiratória.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Assim, foi possível observar que a suspeição de linfoepitelioma frente à clinica de massa cervical é importante e possui impacto prognóstico. Notou-se, ainda, a possível correlação da etiologia com o tabagismo e a necessidade de mais publicações a cerca de cuidados paliativos em pacientes com estágio de doença avançado.

Palavras Chaves

PALAVRAS CHAVES: Linfoepitelioma; Massa cervical; Cuidados paliativos.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Vanessa Farias Ribeiro, Joaquim Alberto Lima Melo, Kalysta Oliveira Resende Borges, Sofia Dosares Batista Silva, Juliana Gama Almeida