14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: PRÓTESE METÁLICA AUTOEXPANSÍVEL EM PACIENTE JOVEM COM CÂNCER COLORRETAL

Fundamentação/Introdução

Introdução: O câncer colorretal (CCR) apresenta-se como problema de saúde pública, sendo a terceira neoplasia maligna mais frequente no mundo e a segunda causa mais comum de morte por câncer. Entre 8 % – 13 % dos pacientes com CCR avançado apresentam sintomas obstrutivos, necessitando de tratamento emergencial. Ainda que convencionalmente utiliza-se ressecção primária em casos oclusão colônica, o crescente aumento do uso de próteses metálicas autoexpansíveis (PMAE) de cólon e reto gera discussão sobre o manejo mais correto desses casos.

Objetivos

Objetivos: Analisar a indicação do uso de PMAE em paciente jovem, com câncer colorretal avançado apresentando metástases à distância.

Delineamento/Métodos

Relato de caso:

Resultados

Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, residente de Campos dos Goytacazes, relatou aparecimento de nódulo em região cervical, cujo a biópsia do mesmo revelou adenocarcinoma metastático. Refere quadro de obstipação intestinal e apresenta episódios frequentes de hematoquezia, além de perda ponderal considerável (9 Kg em três meses). Ao exame físico; sem alterações. À colonoscopia: tumoração vegetante e infiltrativa em sigmoide com bordas elevadas e infiltrativas com superfície endurecida e friável, que acometia aproximadamente 75% da circunferência colônica, causando estenose da luz, que agora se resume a 12 mm. Ao exame de imagem foi evidenciado nódulos hepáticos e linfonodomegalias retroperitoneais. Foi implantada prótese metálica auto expansível totalmente descoberto de sigmoide (10 cm X 25 mm), com intuito de promover a perviabilidade constante da luz colônica. Houve melhora da função intestinal e a paciente foi encaminhada para tratamento quimioterápico.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: No caso relatado a colocação da prótese foi a opção mais adequada para descompressão temporária do cólon, pois permitiu uma melhora do quadro clínico da paciente ao mesmo tempo que evitou a morbimortalidade inerente a uma colostomia. Foi possível ainda realizar o estudo pré-operatório do cólon proximal à lesão e estadiamento mais fidedigno, para seguimento do tratamento oncológico.

Palavras Chaves

Próteses metálicas autoexpansíveis; câncer colorretal; oclusão colônica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Laura Fonseca Botelho, Catarina Valladão Rodrigues Santana, Leonardo Abreu Cordeiro Nunes, Haroldo José Siqueira da Igreja Júnior, Guilherme Falcão Ribeiro