14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA BILATERAL RELACIONADA Á SÍNDROME DE SOROCONVERSÃO ANTIRETROVIRAL AGUDA

Fundamentação/Introdução

A PARALISIA FACIAL BILATERAL É UM EVENTO RARO,CORRESPONDENDO A CERCA DE 0,3 A 2% DOS CASOS DE PARALISIA FACIAL,SUA INCIDÊNCIA É 1:5.000.000 DE HABITANTES POR ANO.
J.F,39 ANOS , PRÉVIAMENTE HÍGIDO,HOMOSSEXUAL, PARCEIRO FIXO HÁ 03 MESES, EM USO CONTÍNUO DE DULOXETINA 01 VEZ AO DIA, ETILISTA SOCIAL.
PACIENTE INICIOU QUADRO DE CEFALÉIA LEVE ASSOCIADA Á FEBRE E MIALGIA. DOIS DIAS APÓS INÍCIO DO QUADRO APRESENTOU PIORA DOS SINTOMAS, COM INICIO DE ODINOFAGIA,MANTENDO QUADRO DE FEBRE E MIALGIA.
PACIENTE FOI AO PRONTO ATENDIMENTO,DIAGNOSTICADO COM AMIGDALITE ,SENDO PRESCRITO AZITROMICINA E DIPIRONA POR 07 DIAS. O MESMO RELATA TER REALIZADO TRATAMENTO DE FORMA CORRETA,COM REMISSÃO DO QUADRO CLÍNICO DESCRITO PREVIAMENTE , PORÉM COM APRESENTAÇÃO DE LINFONODOMEGALIA CERVICAL ANTERIOR.
PROCUROU NOVAMENTE PRONTO SOCORRO DEVIDO Á LESÕES EXANTEMATICAS EM MEMBROS INFERIORES, ONDE FOI DIAGNOSTICADO COM DENGUE. SOLICITADO POR MEDICO PLANTONISTA HEMOGRAMA COMPLETO , OBSERVADO PLAQUETOPENIA AO EXAME LABORATORIAL,SEM A REALIZAÇÃO SOROLÓGICA PARA DENGUE. PRESCRITO MEDICAÇÃO ANALGÉSICA E ANTITÉRMICA .
PACIENTE RELATOU NORMALIZAÇÃO DE CONTAGEM DE PLAQUETAS APÓS 8 DIAS DA PRIMEIRA COLETA DO HEMOGRAMA, PORÉM,COM PERSISTÊNCIA DE CEFALEIA INTENSA ASSOCIADA Á MIALGIA,CERVICALGIA POSTERIOR ASSOCIADA Á PARALISIA EM HEMIFACE DIREITA.
APÓS UM DIA DO INÍCIO DA PARALISIA FACIAL, A MESMA EXTENDEU-SE PARA TODA A FACE DO PACIENTE,COM ACOMETIMENTO BILATERAL SIMÉTRICO. TEVE COMO DIAGNÓSTICO NO PS, DE PARALISIA FACIAL DE BELL ,SENDO PRESCRITOS ACICLOVIR E PREDNISONA POR 5 DIAS.
PACIENTE NÃO APRESENTOU REGRESSÃO DO QUADRO APÓS TRATAMENTO PRÉVIO, FOI INTERNADO PARA INVESTIGAÇÃO CLÍNICA.

Objetivos

INVESTIGAÇÃO ETIOLÓGIA DE CASO RARO DE PARALISIA FACIAL BILATERAL PERIFÉRICA EM PACIENTE PRÉVIAMENTE HÍGIDO,COM ACHADO LABORATORIAL POSITIVO PARA HIV.

Delineamento/Métodos

EXAMES LANBORATORIAS ,RESSONANCIA NUCLEAR MAGNÉTICA E AVALIAÇÃO NEUROLOGICA.

Resultados

HB:16,5; HTC:46,6%;PLAQ:241000;LEUC:9040;LINFOCITOS;2622 ;LÍQUOR: NEUTROFILOS:3%, LINFOCITOS:96%; BAAR NEGATIVO PARA FUNGOS E BACTERIAS; HBSAG NEGATIVO; HIV 1 E 2 POSITIVO TESTE RAPIDO.
RNM DE CRANIO SEM ALTERAÇÕES.

Conclusões/Considerações finais

HIPOTESE DIAGNÓSTICA: SÍNDROME DE SOROCONVERSÃO ANTIRETROVIRAL AGUDA.
APÓS 07 DIAS DE INTERNAÇÃO , RETORNO PARCIAL DA MOBILIDADE DOS MÚSCULOS DA FACE, REMISSÃO TOTAL DO QUADRO EXANTEMATICO, LINFONODOMEGALIA,FEBRE E CEFALÉIA.
CD APÓS ALTA: TYLEX 6/6 HORAS;ACOMPANHAMENTO COM NEUROLOGISTA, FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA, RETORNO COM EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV.

Palavras Chaves

PARALISIA FACIAL BILATERAL, PLAQUETOPENIA, HIV POSITIVO.

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL SANTA LUCIA- HOSPITAL DO CORAÇÃO - Minas Gerais - Brasil

Autores

FERNANDA BRITO FONTELLA, CAROLINE DE FARIA CARDOSO, Underson Resende, Renato Olegário Leite Pereira