14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM QUANTITATIVA DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS BIOLÓGICOS NO BRASIL

Fundamentação/Introdução

De acordo com a legislação brasileira sobre Planos de Benefícios da Previdência Social, acidente de trabalho constitui-se em qualquer dano corporal ou funcional, resultando em morte ou redução da capacidade de trabalho, permanente ou temporária, que ocorra pelo exercício do trabalho, durante o trajeto para o serviço ou doenças associadas ao trabalho. No Brasil, a partir da década de 80, com a epidemia de infecções por HIV, surge uma atenção específica para acidentes com materiais biológicos, desde então são empreendidos diversos mecanismos para tentar minimizar os danos e melhor acompanhar esse tipo de agravo.

Objetivos

Analisar quantitativamente os acidentes de trabalho com materiais biológicos no Brasil, comparando sua ocorrência coma de outros agravos, e avaliando seus índices nos diversos estados do Brasil.

Delineamento/Métodos

Estudo quantitativo retrospectivo realizado a partir dos dados encontrados na base de dados do RENAST, analisando os anos de 2007-2014.

Resultados

Somam-se 823.643 agravos relacionados ao trabalho, sendo acidentes de trabalho pela exposição à material biológico 31,38% das notificações no período analisado (2007-2014) e 75,82% representado pelo sexo feminino. O maior valor anual foi de 6.645 em 2013 e o menor em 2014 com 2.263 casos. O município de São Paulo teve 20.375 registros, sendo o maior dentre os municípios, seguido do Rio de Janeiro (12.709), Curitiba (7.909) e Ribeirão Preto (6.198). Os pequenos municípios do país tiveram variações no número de registros, constando em alguns apenas 1 notificação. A capital que teve o menor número de notificações foi Cuiabá (289). Dentre as ocupações registradas, a maioria correspondeu a técnicos de nível médio com 53,83% de notificações. Dentre esses, 6,55% eram do sexo masculino e 47,28% feminino. Em segundo lugar estão os profissionais das ciências e das artes (20,12%) e 13,77% dos agravos não obtiveram especificação de ocupação registrada.

Conclusões/Considerações finais

O acidente de trabalho com exposição à material biológico representa o segundo maior número de notificações de agravo relacionado ao trabalho no país, atrás apenas do acidente de trabalho grave, com 46,92% dos casos. É mais comum no sexo feminino e nos trabalhadores técnicos de nível médio. Apesar disso, parte significante dos dados de ocupação não foram preenchidos, evidenciando que a notificação de tais casos ainda é negligenciada, seja por parte dos trabalhadores ou pelas instituições.

Palavras Chaves

Saúde do trabalhador; Medicina do trabalho; Acidentes de trabalho.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Lívia Liberata Barbosa BANDEIRA, Camylla Santos SOUZA, João Victor Fernandes PAIVA, Mayle Gomes Ferreira ARAÚJO, João David SOUZA NETO