RELATO DE CASO DE LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA EM ASSOCIAÇÃO COM PIODERMA GANGRENOSO.
Pioderma Gangrenoso (PG) é uma doença rara, de difícil diagnóstico, com etiologia desconhecida, que acomete principalmente a pele dos membros inferiores. Pode estar associada a doenças sistêmicas como doença inflamatória intestinal, neoplasias hematológicas e artrite reumatoide. O diagnóstico é clínico e de exclusão, sendo caracterizado por lesão geralmente dolorosa e de aspecto variável: pustular, ulcerativa, bolhosa ou vegetante. Sintomas sistêmicos, como febre, podem estar presentes. A corticoterapia é o método mais efetivo no tratamento desta doença. A patogênese da relação entre PG e distúrbios hematológicos é pouco elucidada, porém seu aparecimento nestes casos pode ser sinal de prognóstico reservado.
Relatar caso de paciente diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda, que evoluiu com pioderma gangrenoso em membro inferior esquerdo.
Relato de caso de paciente do sexo masculino, 83 anos, admitido em Hospital Regional Antônio Dias de Patos de Minas- MG, com história de lesão em membro inferior esquerdo com 15 dias de evolução, apresentando piora do quadro há 4 dias, associada a febre e plaquetopenia. Ao exame físico, lesão violácea em terço anterior do tornozelo, de bordas irregulares, com presença de pequena úlcera central e bolhas, associada a sinais flogísticos (edema, calor e rubor). Diante deste quadro, foi aventada a hipótese diagnóstica de celulite, iniciado o tratamento com Clavulin e solicitada avaliação e debridamento pela cirurgia vascular, que encaminhou o material debridado e secreções para cultura. Após resultado do exame, foi feita a troca da antibioticoterapia, devido ao crescimento de enterococos sensíveis à Ciprofloxacino. Durante internação, paciente foi submetido a transfusões subsequentes de plaquetas (devido plaquetopenia) e exames laboratoriais, que constataram uma panciotopenia, sendo paciente encaminhado, portanto, para realização de mieolograma.
Após resultado de Leucemia Mielóide Aguda no último exame, aventou-se a hipótese de pioderma gangrenoso bolhoso, sendo iniciado tratamento com Cefepima e Prednisona, com melhora significativa do quadro. Paciente aguarda transferência para serviço especializado em Hematologia.
O PG pode ser manifestação cutânea de uma doença sistêmica, sendo que a hipótese de uma síndrome mielodisplásica sempre deve ser aventada em pacientes com pioderma gangrenoso acompanhado de pancitopenia.
Hematologia, pioderma, leucemia, pancitopenia.
Clínica Médica
Sarah de Oliveira Figueiredo, Íris Isabela da Silva Medeiros Guimarães, Tatiana Maciel, Lorena Araújo Gomes Faria