14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLINICO-EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE VESICULA BILIAR EM UNIDADE DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA CLINICA DO SUL DA BAHIA

Fundamentação/Introdução

O câncer da vesícula biliar (CVB) é uma doença maligna rara, mas chega a representar quase 50% dos tumores do trato biliar. O prognóstico do CVB é reservado devido à biologia agressiva do tumor, apresentação tardia, posição anatômica e estágio avançado no diagnóstico. A maior incidência do CVB ocorre em mulheres acima dos 65 anos.

Objetivos

Descrever o perfil clinico-epidemiológico de pacientes diagnosticados com câncer de vesícula biliar em serviço de referência em Oncologia Clinica do Sul da Bahia no período de janeiro de 2007 a janeiro 2017, bem como identificar o estadiamento do tumor no momento do diagnostico e o padrão histopatológico à biopsia.

Delineamento/Métodos

Trata-se de estudo agregado, observacional, transversal e quantitativo, de modo a analisar os prontuários correspondentes a todos os pacientes com diagnóstico de CVB atendidos nos últimos 10 anos em Serviço de Referência em Oncologia Clinica do Sul da Bahia.

Resultados

A distribuição por sexo foi de cinco mulheres (62,5%) e três homens (37,5%). A idade dos pacientes variou de 47-74 anos, com média (61,1 anos ±9,03DP). Nenhum paciente era assintomático ao diagnóstico, seis (75%) apresentaram dor em hipocôndrio direito, dois (25%) com perda de peso, dois outros (25%) com massa palpável. Dos oito pacientes, seis (75%) apresentavam estadiamento EC IV ao diagnóstico. O perfil histopatológico apresentou 100% de adenocarcinoma, sendo uma amostra com áreas papilíferas, três moderadamente diferenciados, três metastáticos e um bem diferenciado. Todos os pacientes receberam quimioterapia e três (37,5%) foram submetidos à ressecção cirúrgica. Apenas um paciente (12,5%) evoluiu a óbito, um ano após o diagnóstico.

Conclusões/Considerações finais

A idade média dos pacientes ficou entre a 7ª década de vida, para homens e mulheres. A maioria dos pacientes foi diagnosticada em fase avançada da doença. Esse cenário encontra relação com a sintomatologia escassa, tardia e inespecífica da doença. A sintomatologia de maior ocorrência foi a dor em hipocôndrio direito, um alerta para pesquisa de patologias de cunho hepato-biliar, levando a crer que sua valorização pode levar ao diagnostico precoce. Foi observado prevalência de 100% de adenocarcinoma à histopatologia. Devido o diagnóstico ocorrer em estágios avançados, o tratamento optado na maioria dos casos foi paliativo. O estudo sobre a CVB no Brasil se faz necessário para melhor entendimento dessa patologia em nosso meio, de forma a identificar o perfil dos pacientes precocemente e, assim, reduzir os desfechos desfavoráveis.

Palavras Chaves

Vesícula Biliar, Oncologia, Neoplasia

Área

Clínica Médica

Instituições

Unidade de Quimioterapia da Santa Casa de Misericordia de Itabuna - Bahia - Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia - Brasil

Autores

Debora Zolet Boneta, Jordian Jorge Pinheiro, Julia de Castro de Souza, Juan Lopes Vieira Dourado, Eduardo Kowalski Neto