Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do conhecimento acerca da prevenção de queimaduras para população de Criciúma durante a campanha nacional de prevenção a queimaduras em 2016

Fundamentação/Introdução

Queimaduras são classificadas como lesões, que geralmente acometem a pele decorrente da aplicação de calor ao corpo. As queimaduras são importante problema de saúde publica, causando a morte de milhares de pessoas todos os anos.

Objetivos

O estudo visa traçar um panorama acerca do tema queimaduras com enfoque a respeito do conhecimento de prevenção e epidemiologia.

Delineamento/Métodos

Estudo prospectivo aleatorizado em 3 ambientes que foram simultaneamente realizadas a divulgação da campanha nacional de prevenção a queimaduras. 383 indivíduos. Seguiu os princípios de Helsinque. Pontos avaliados: idade, sexo, profissão, escolaridade, histórico de queimaduras, pessoas com mais de 60 anos em casa e menores de 10 anos, tipo de queimadura sofrida, região do corpo acometida, presença do álcool liquido em domicilio, necessidade de cuidados medico, sequelas, afastamento do trabalho, acesso a prevenção de queimaduras, fonte de informação,conhecimento de primeiros socorros e a presença de produtos químicos longe de crianças.

Resultados

Média de idade foi de 32,5 anos. 32,1% tinham 1 ou mais familiares com mais de 60 anos e 48,8% 1 ou mais familiares com menos de 10 anos. 60,1% relatam já ter sofrido algum tipo de queimadura, sendo a térmica a mais prevalente com 33,4%. A região do corpo mais acometidas foram membros superiores com 19,6%. 64,8% armazena álcool liquido em casa e 78,3% relata manter os produtos químicos longe do alcance de crianças. Acesso a prevenção de queimaduras foi relatado por 57,2%. 51,4% não tem conhecimento em primeiros socorros.

Conclusões/Considerações finais

Avaliar a população a respeito das queimaduras é fundamental para ampliação das campanhas e prevenção, principalmente em relação ao publico infantil que levará as sequelas desses acidentes por toda vida.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Michele Ouriques Honorato, Caroline de Aguiar dos Santos, Edson Rodrigues Garcia Filho, Luan Pedro Santos Rocha, Amanda Nunes Borges

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017