14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do conhecimento acerca da prevenção de queimaduras para população de Criciúma durante a campanha nacional de prevenção a queimaduras em 2016

Fundamentação/Introdução

Queimaduras são classificadas como lesões, que geralmente acometem a pele decorrente da aplicação de calor ao corpo. As queimaduras são importante problema de saúde publica, causando a morte de milhares de pessoas todos os anos.

Objetivos

O estudo visa traçar um panorama acerca do tema queimaduras com enfoque a respeito do conhecimento de prevenção e epidemiologia.

Delineamento/Métodos

Estudo prospectivo aleatorizado em 3 ambientes que foram simultaneamente realizadas a divulgação da campanha nacional de prevenção a queimaduras. 383 indivíduos. Seguiu os princípios de Helsinque. Pontos avaliados: idade, sexo, profissão, escolaridade, histórico de queimaduras, pessoas com mais de 60 anos em casa e menores de 10 anos, tipo de queimadura sofrida, região do corpo acometida, presença do álcool liquido em domicilio, necessidade de cuidados medico, sequelas, afastamento do trabalho, acesso a prevenção de queimaduras, fonte de informação,conhecimento de primeiros socorros e a presença de produtos químicos longe de crianças.

Resultados

Média de idade foi de 32,5 anos. 32,1% tinham 1 ou mais familiares com mais de 60 anos e 48,8% 1 ou mais familiares com menos de 10 anos. 60,1% relatam já ter sofrido algum tipo de queimadura, sendo a térmica a mais prevalente com 33,4%. A região do corpo mais acometidas foram membros superiores com 19,6%. 64,8% armazena álcool liquido em casa e 78,3% relata manter os produtos químicos longe do alcance de crianças. Acesso a prevenção de queimaduras foi relatado por 57,2%. 51,4% não tem conhecimento em primeiros socorros.

Conclusões/Considerações finais

Avaliar a população a respeito das queimaduras é fundamental para ampliação das campanhas e prevenção, principalmente em relação ao publico infantil que levará as sequelas desses acidentes por toda vida.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Michele Ouriques Honorato, Caroline de Aguiar dos Santos, Edson Rodrigues Garcia Filho, Luan Pedro Santos Rocha, Amanda Nunes Borges