14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pancreatite crônica complicada com pseudocisto e formação de fistula pleuropancreática à direita

Fundamentação/Introdução

A fístula pleuropancreática é uma possível complicação de pancreatite crônica,que ocorre em 0,4 % dos casos, mais frequente em homens entre 40-50 anos, relacionada a pancreatite de etiologia alcoólica em 99% dos casos que produz derrames pleurais maciços e recorrentes, mais comumente do lado esquerdo, sendo a dispneia o principal sintoma relatado. Por se tratar de condição rara, não há uma uniformidade na propedêutica e terapêutica atual.

Objetivos

Através do relato de caso de um paciente com o diagnóstico de fístula pleuropancrética, contribuir para o pronto reconhecimento de tal entidade que tem diagnóstico baseado em alta suspeição clínica, exames de imagem e toracocentese.

Delineamento/Métodos

J.T.S, 50 anos, etilista, com queixa de dispneia e dor torácica ventilatório dependente à direita com 3 meses de evolução, associado a emagrecimento e história pregressa de pancreatite crônica complicada com pseudocisto pancreático. Submetido a tomografia de tórax e abdome que demonstraram pseudocisto em corpo pancreático e volumoso derrame pleural à direita. Realizada toracocentese e drenagem de liquido cor de “coca-cola”, nível de amilase superior a 1000 e desidrogenase láctica aumentada, corroborando para o diagnóstico de fístula pleuropancreática.

Resultados

Realizado drenagem de pseudocisto pancreático com dreno tubular em selo d’água exteriorizado em flanco esquerdo e enterectomia intestinal com restabelecimento de trânsito. Seria realizado pancreatojejunostomia, porém devido a imaturidade da parede do pseudocisto a opção foi abortada. Paciente evoluiu bem, com melhora da dor ventilatório e da dispneia. Radiografia de tórax de controle após 7 dias do ato cirúrgico demonstrando melhora importante do derrame pleural.

Conclusões/Considerações finais

A fístula pleuropancreatica é uma complicação rara da pancreatite crônica, que ocorre mais comumente do lado esquerdo, divergindo do caso relatado. Apresenta dificuldade diagnóstica devido a baixa incidência, logo, seu reconhecimento na prática clínica é fundamental para triar propedêuticas e terapêuticas corretas. No seguimento e coleta de dados sobre o caso observou-se pouca uniformidade quanto ao tratamento ideal para essa entidade devido a não existência de estudo clínico randomizado sobre assunto, reforçando assim, a necessidade de novos estudos e maior dedicação da comunidade científica sobre o tema.

Palavras Chaves

Complicações, fistula pleuropancreatica, dispneias, pancreatojejunostomia, selo d' água, cor de coca cola

Área

Clínica Médica

Autores

José Motta Neto, Luziclélia Andrade Reis, Leticia Alves Pinto, Paulo Lima Vianna