14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Captação de órgãos e tecidos para transplante após a instalação da Unidade de Urgência e Emergência: uma nova realidade

Fundamentação/Introdução

O crescente número de candidatos a transplantes corrobora com a necessidade de mobilização de esforços nas unidades de urgência para otimizar o processo de identificação, diagnóstico e manutenção de potenciais doadores, afim de aumentar o número de doações efetivadas.

Objetivos

Demonstrar o impacto dos esforços para captação de órgãos em hospital geral, desde a implantação da unidade de urgência e emergência (UUE).

Delineamento/Métodos

Foi realizado estudo observacional longitudinal retrospectivo, através da análise de dados de prontuários de hospital localizado na Zona da Mata mineira e de registros provenientes do MG Transplantes.

Resultados

Em 2014, ano que antecedeu a implementação da Unidade de Urgência e Emergência (UUE) no referido hospital, apenas uma captação de órgãos foi realizada na instituição (UTI). Em 2015, foi realizado diagnóstico de morte encefálica (ME) em sete pacientes, três deles da UUE. Realizou-se a captação em cinco pacientes, dois deles da UUE. Em 2016, foram nove diagnósticos de ME, a maioria, oito deles, realizada na UUE, onde foram feitas todas as captações desse referido ano, em dois pacientes, um deles com doação de coração e fígado, além de rins e córneas, habitualmente captados nas ocasiões anteriores. Os dados disponibilizados pelos registros epidemiológicos oficiais do MG Transplantes, referentes aos anos de 2014 e 2015, mostram que o referido hospital progrediu do quinto para o segundo lugar no ranking de captações efetivas, dentre os hospitais localizados na Zona da Mata de Minas Gerais.

Conclusões/Considerações finais

A implementação da UUE em hospital geral, na Zona da Mata, e os esforços da CIHDOTT para aumentar o número de captações de órgãos tem mostrado resultados positivos e aumentado a participação do hospital nos indicadores regionais de captação.

Palavras Chaves

Doação de órgãos; Transplante de órgãos; Unidade de Urgência e Emergência

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional de Barbacena Dr José Américo - Minas Gerais - Brasil

Autores

Luís Augusto Ferreira, Ana Luisa Silveira Vieira, Júlio César Amaral Teixeira, Marcio Antonio Resende