14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PIOMIOSITE TROPICAL POR ATIVIDADE FISICA INTENSA CONSTANTE

Fundamentação/Introdução

A Piomiosite Tropical (PT) é uma infecção subaguda da musculatura esquelética causada em 98% dos casos por Staphylococus aureus,acometendo principalmente quadríceps, glúteos e musculatura do tronco. Os fatores de risco são doenças hematológicas, imunodeficiência, trauma e atividade física constante e intensa.

Objetivos

Relatar um caso de PT em um vendedor ambulante de praia na cidade do Rio de Janeiro.

Delineamento/Métodos

Relato desenvolvido por investigação clinica revisão de base de dados.

Resultados

A.S.A, masculino, 51 anos, residente no Rio de Janeiro, ambulante de praia, admitido com dor inguinal de alta intensidade iniciada há 20 dias, que evoluiu para a região lombar,tornando-se incapacitante, associada a febre intermitente. Negavacomorbidades.Etilista, nega usode drogas ilícitas.
Ao exame, ictérico 1+/4+, abdome atípico, orientado, em posição antálgica, membros inferiores sem edemas, em rotação interna, semiflexionados, não tolera mobilização. Curativo em cotovelo direito pós drenagem de abscesso.
Exames na internação: 38800 leucócitos, PCR de 8,5, bilirrubina total 2, bilirrubina direta 1,3, culturas e sorologias negativas, Tomografia Computadorizada (TC) com contraste evidencia importante espessamento do músculo ilíaco esquerdo (E) eáreas não captantes no meio de contraste no músculo psoas. Ultrassonografia de Psoas com áreas hipoecoicas em musculatura dos ilíacos, sendo a maior coleção em músculo Ilíaco E (2,5x2,0cm). Diagnosticado com PT.
Iniciada Oxacilina,porém manteve dor intensarefratária a opióides, sem melhora laboratorial expressiva.Aumentado Oxacilina eassociado Clindamicina. No 16° dia,foram drenadas as coleções com envio do material para cultura e mudado o antibiótico para Meropenem e Vancomicina, com melhora da leucocitose (12500) e PCR (8). Cultura cresceuS.aureus resistente à Oxacilina e sensível a Meropenem e Vancomicina.
Apresentou melhora evolutiva, com resolução do caso tendo alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

No Brasil, há poucos dados sobre PT. A musculatura esquelética geralmente é resistente a infecção bacteriana proveniente de disseminação hematogênica. Myake demonstrou que a administração endovenosa de S.aureus em cães produzia abscesso muscular somente quando este tecido tinha sido previamente lesado por trauma, choque elétrico ou isquemia. Nos relatos de PT, 20% dos pacientes tinham alguma história de trauma muscular.O paciente apresentava estresse muscular devido à atividade laboral como fator de risco, sendodiagnosticado com PT após TC e cultura compatível.

Palavras Chaves

Piomiosite tropical; estresse muscular; atividade física intensa;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Miguel Couto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Luisa de Oliveira Chimeli, Alli Gomberg Pessoa, Leticia Pádua Lauande, Adriana Mororó Osório de Castro, Caio Cesar Lopes Borga