Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DOS ACHADOS EM ULTRASSONOGRAFIAS DE TIREOIDE EM CLÍNICA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DE COLATINA-ES, UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA A BOA PRÁTICA CLÍNICA.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Nódulo tireoidiano é a forma de apresentação de várias doenças desta glândula. Estudos populacionais em áreas suficientes em iodo mostram que aproximadamente 4% a 7% das mulheres e 1% dos homens adultos apresentam nódulo tireoidiano palpável. Entretanto, estudos com ultrassonografia (US) revelam uma prevalência bem maior, chegando a 68%. Entretanto, a alta sensibilidade pode, também, levar a detecção de nódulos clinicamente não importantes, à investigação desnecessária e ansiedade para o paciente.

Objetivos

OBJETIVOS: Verificar a prevalência de nódulos de tireoide e comparar os achados com os Consensos e Guidelines em vigência.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: Realizado estudo transversal retrospectivo, através da análise de laudos ultrassonográficos no período de um ano em Clínica de radiologia e diagnóstico por Imagem em Colatina-ES.

Resultados

RESULTADOS: Foram analisados o total de 250 laudos, dos quais 213 (85,2%) indivíduos do sexo feminino, com predomínio de pacientes acima dos 50 anos de idade 117 (46,8%). Foram encontrados 147 (58,8%) exames com alterações, sendo 62 (42,17%) nódulos sólidos, 79 (53,7%) maiores que 1 centímetro, sendo que 54 (36,73%) apresentaram mais de 5 nódulos.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A avaliação ultrassonográfica é uma ferramenta importante na avaliação dos nódulos de tireoide e fundamental para o direcionamento da propedêutica médica, entretanto, a sua solicitação deve ser criteriosa e compatível com a anamnese e o exame físico com o objetivo de evitar a incidência de incidentalomas sem impacto na saúde dos pacientes.

Palavras Chaves

Palavras-chaves: Nódulos de Tireoide, Câncer de Tireoide, Ultrassonografia, Rastreio.

Área

Clínica Médica

Instituições

Autores

Jorge Felipe Sousa Menenguci, Kaio Cezar Gomes Pessim, Arthur Oliveira Aguilar, Letícia Borges Lauton, Gabriela Poltronieri Campagnaro Martins


Fechar

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017