ANÁLISE DOS ACHADOS EM ULTRASSONOGRAFIAS DE TIREOIDE EM CLÍNICA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DE COLATINA-ES, UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA A BOA PRÁTICA CLÍNICA.
INTRODUÇÃO: Nódulo tireoidiano é a forma de apresentação de várias doenças desta glândula. Estudos populacionais em áreas suficientes em iodo mostram que aproximadamente 4% a 7% das mulheres e 1% dos homens adultos apresentam nódulo tireoidiano palpável. Entretanto, estudos com ultrassonografia (US) revelam uma prevalência bem maior, chegando a 68%. Entretanto, a alta sensibilidade pode, também, levar a detecção de nódulos clinicamente não importantes, à investigação desnecessária e ansiedade para o paciente.
OBJETIVOS: Verificar a prevalência de nódulos de tireoide e comparar os achados com os Consensos e Guidelines em vigência.
MÉTODOS: Realizado estudo transversal retrospectivo, através da análise de laudos ultrassonográficos no período de um ano em Clínica de radiologia e diagnóstico por Imagem em Colatina-ES.
RESULTADOS: Foram analisados o total de 250 laudos, dos quais 213 (85,2%) indivíduos do sexo feminino, com predomínio de pacientes acima dos 50 anos de idade 117 (46,8%). Foram encontrados 147 (58,8%) exames com alterações, sendo 62 (42,17%) nódulos sólidos, 79 (53,7%) maiores que 1 centímetro, sendo que 54 (36,73%) apresentaram mais de 5 nódulos.
CONCLUSÃO: A avaliação ultrassonográfica é uma ferramenta importante na avaliação dos nódulos de tireoide e fundamental para o direcionamento da propedêutica médica, entretanto, a sua solicitação deve ser criteriosa e compatível com a anamnese e o exame físico com o objetivo de evitar a incidência de incidentalomas sem impacto na saúde dos pacientes.
Palavras-chaves: Nódulos de Tireoide, Câncer de Tireoide, Ultrassonografia, Rastreio.
Clínica Médica
Jorge Felipe Sousa Menenguci, Kaio Cezar Gomes Pessim, Arthur Oliveira Aguilar, Letícia Borges Lauton, Gabriela Poltronieri Campagnaro Martins