14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DOS FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇA RENAL CRÔNICA OBSERVADOS NA POPULAÇÃO DE COLATINA NO TRIÊNIO DE 2015 A 2017

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Doença Renal Crônica (DRC) constitui um importante problema de saúde publica mundial, trazendo diversas comorbidades aos pacientes, reduzindo a expectativa de vida e onerando o Estado. Porém dados sobre a prevalência de comorbidades associadas a DRC são escassos no Brasil.

Objetivos

OBJETIVO: Rastrear a prevalência de fatores de risco associados à doença renal em uma amostra populacional observada durante o período de 2015 a 2017 no município de Colatina – ES.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, utilizando dados obtidos durante as “Campanhas para Rins Saudáveis” realizadas nos dias Mundiais do Rim de 2015, 2016 e 2017. Foram abordados transeuntes na região central do município de Colatina, aplicado um questionário padronizado, colhido as medidas antropométricas de maneira sistemática, também aferida a pressão arterial (PA) e a glicemia capilar. Considerou-se a hipertensão arterial sistêmica (HAS) valores maiores que 140x90 mmHg e glicemia em jejum de 100 mg/dL e pós prandial de até 140 mg/dL.

Resultados

RESULTADOS: Foram analisadas 382 fichas no triênio de 2015 a 2017, sendo observado a prevalência do sexo feminino, além de se mostrar prevalente a obesidade em 45,17% dos entrevistados, hipertensão arterial em 39,62%, diabetes mellitus em 12,36% e tabagismo em 12,35%. Vale salientar que a proporção dos fatores de risco, se manteve praticamente constante no período. Outros fatores, como glicemia capilar e pressão arterial no momento da coleta dos dados, necessitam de gráficos para melhor elucidação.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Devido à alta prevalência de comorbidades associadas ao desenvolvimento de uma doença grave, como a DRC, é necessário um melhor manejo da população susceptível. Visto que os fatores de risco se mantiveram proporcionais durante os três anos analisados, observamos que não foi implementada nenhuma medida de se mostrasse efetiva no controle destas comorbidades, evidenciando vazio assistencial nesta região, deixando esta população exposta ao risco de desenvolverem doença renal.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Dia Mundial do Rim, Doença Renal Crônica, Fatores de Risco, Prevenção.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário do Espirito Santo - UNESC - Espírito Santo - Brasil

Autores

Jorge Felipe Sousa Menenguci, João Vitor Fagundes Reis, Fernando Henrique Valentim Trindade, Arthur Oliveira Aguilar, Huslley Kally Cordeiro de Souza Júnior