14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome Miastênica de Eaton Lambert como manifestação inicial de carcinoma de pulmão pequenas células

Fundamentação/Introdução

Introdução: As síndromes paraneoplásicas são incomuns e acompanham neoplasias malignas, relacionas a produção de substâncias biologicamente ativas, as quais desencadeiam alterações à distância e multissistêmicas. A síndrome miastênica de Eaton Lambert ocorre como um distúrbio paraneoplásico ou como parte de um estado auto-imune, desencadeada pela presença de anticorpos contra os canais de cálcio voltagem-dependentes pré-sinápticos, alterando a liberação de acetilcolina na fenda sináptica.

Objetivos

Objetivo: Relatar um caso de câncer de pulmão que apresentou sintomas neurológicos como manifestação clínica inicial da doença.

Delineamento/Métodos

Estudo de relato de caso

Resultados

Relato do Caso: R.V.C., 62 anos, sexo masculino, procurou o serviço de emergência de um hospital público de Roraima em maio de 2017. Queixava-se de fadiga e fraqueza progressivas com três meses de evolução, as quais predominavam em membros inferiores. Apresentava paraparesia crural, decorrente do acometimento da cintura pélvica e posteriormente escapular, o que dificultava a deambulação, queixa de perda de peso, hiporexia e xerostomia. Não havia sintomas respiratórios. Na avaliação clínica, foram evidenciados reflexos tendinosos profundos abolidos, ausência de déficit focal e/ou acometimento de nervos cranianos e redução do murmúrio vesicular em hemotórax esquerdo à ausculta. A tomografia de tórax evidenciou processo expansivo peri-hilar a esquerda e derrame pleural com lâmina de 1,6cm ipsilateral. A lesão foi biopsiada por meio de broncoscopia e a análise histopatológica identificou células neoplásicas do tipo carcinoma de pequenas células. Os exames de estadiamento e imagem de crânio e neuroeixo não apresentaram anormalidades. De forma terapêutica, foram realizadas pulsoterapia com metilprednisolona e quimioterapia, e o paciente obteve resposta satisfatória, com melhora clínica geral e recuperação de movimentos e deambulação. A eletroneuromiografia confirmou padrão incremental, o que sugere síndrome de Eaton Lambert, principal hipótese para o quadro neuromuscular apresentado, através de síndrome paraneoplásica.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A síndrome de Eaton Lambert é uma paraneoplasia relacionada ao câncer de pulmão de pequenas células pouco frequente na prática clínica. As síndromes paraneoplásicas podem preceder, em anos, a fase clínica do tumor, sendo importante a suspeição para direcionamento da investigação, dessa forma, diagnóstico precoce de uma neoplasia assintomática, o qual poderia modificar prognóstico.

Palavras Chaves

Câncer de pulmão; paraneoplasia; Eaton Lambert;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Raquel Silva Brito da Luz, Bárbara Bruna Monteiro Lima, Jucineide Vieira Araújo, Roberto Carlos Cruz Carbonell, Alessandra Braga Cruz Guedes de Morais