Carga Viral como fator associado ao Risco de Suicídio em pacientes HIV em tratamento em Serviço de Referência da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul
A presença de Transtornos Psiquiátricos (TP) em pacientes portadores de HIV vem sendo constantemente estudada devido ao significativo número de portadores do vírus que apresentam sofrimento psíquico, o qual pode manifestar-se de diversas formas – desde os mais leves até os mais graves, como o Risco de Suicídio (RS). Tentativas de identificar fatores associados têm sido realizadas. O uso do antirretroviral Efavirenz tem se mostrado associado aos TP em muitos estudos. Entretanto, outros fatores ainda pouco avaliados podem estar associados com o sofrimento emocional. Os trabalhos que avaliam a importância dos valores de Carga Viral nas repercussões não físicas do HIV ainda são em pequeno número.
Identificar a prevalência do Risco de Suicídio em pacientes portadores de HIV e avaliar a Carga Viral como fator associado.
Estudo transversal realizado no município de Pelotas-RS com pacientes portadores de HIV em tratamento no Serviço de Referência da cidade de Pelotas, maiores de 18 anos e sem doenças neurológicas ou psiquiátricas prévias. Os participantes responderam um questionário com variáveis sociodemográficas, além de variáveis relacionadas à saúde física, psíquica e cognitiva. Para avaliação de Risco de Suicídio foi utilizado o instrumento Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI-Plus). Também foram analisados dados secundários, retirados dos prontuários dos pacientes, relativos a exames laboratoriais realizados. Para a medida de Carga Viral foi detectada a medida mais recente dos últimos 03 meses e realizada a conversão em valores logarítmicos e após dividida em tercis. Foi realizada a Regressão de Poisson.
Foram avaliados 418 pacientes, com idade média de 42,8 (DP± 11,5) anos, sendo 55,4% (n=232) do sexo feminino. A prevalência de Risco de Suicídio foi de 38,4% (n=164). A média logarítimica da Carga Viral (CV) nos pacientes com RS foi de 2,57 (DP± 1,34) e, nos que não apresentaram este risco, a média da CV foi de 2,29 (DP±1,12), sendo significativa esta diferença (p=.024). Na Regressão de Poisson o terço com Carga Viral mais elevada apresentou um RP 1.64 (IC95% 1,01-2,67) quando comparado aos dois tercis inferiores, este nível de associação se fez presente quando ajustada para idade, sexo, adesão ao tratamento e uso de Efavirenz. Ser do sexo feminino também de se manteve associado ao RS.
Nosso estudo indica que o valor da Carga Viral deve ser considerado ao se avaliar os fatores associados e preditivos ao Risco de Suicídio em pacientes com HIV.
HIV; Carga Viral; Risco de Suicídio
Clínica Médica
Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Luísa Mendonça Souza Pinheiro, Cezar Arthur Tavares Pinheiro, Karen Amaral Tavares Pinheiro, Clarissa Ribeiro-Martins, Ricardo Tavares Pinheiro