Sepse por Aeromonas. Relato de caso.
Bactérias do gênero Aeromonas são bastonetes gram-negativos encontradas principalmente em ambientes aquáticos. Cinco são as espécies de relevância clínica: A. hydrophila, A. caviae, A. sobria, A. veronii e A. schubertii. Particularmente a espécie A. hydrophila é um importante agente patogênico para peixes e para a saúde pública. Há controvérsias sobre a patogenicidade da Aeromonas em humanos, mas o isolamento em fezes de indivíduos com diarreia sugere seu papel como causador da doença. Em pessoas saudáveis os sintomas mais comuns são as gastroenterites. Outras doenças associadas são celulite / fasciíte necrotizante de feridas expostas à água contaminada (pescadores e surfistas, por exemplo), infecções respiratórias em situações de quase-afogamento, meningites etc. Há relatos de surtos da bactéria após catástrofes naturais, como a tsunami no sul da Tailândia (2004) e o furacão Katrina, em Nova Orleans (2005).
Relatar um caso de sepse associada à gastroenterite causada por A. hydrophila em paciente imunocompetente.
Paciente do sexo masculino, 61 anos, sem comorbidades, com dor em andar superior do abdomem de forte intensidade, tipo cólica, iniciada há 24 horas associada a febre e diarreia semilíquida em grande volume. Associava os sintomas a ingestão de alimentos crus (comida japonesa) na noite anterior. Encontrava-se prostrado, febril (38,3°C) e taquicárdico (115 batimentos por minuto) com pressão arterial normal. Ao exame físico desidratação severa e dor à palpação em epigastro e hipocôndrio direito. Estabelecido o diagnóstico sindrômico de sepse com foco abdominal, foram coletados 2 pares de hemoculturas (aeróbio e anaeróbio) e iniciado ciprofloxacino. Laboratório com elevação de proteína C reativa (7,96, referência até 0,3) e transaminases (AST 891 e ALT 839, referência de, respectivamente, 15-37 e 30-65). Ultrassom abdominal descartou a presença de litíase biliar.
O diagnóstico etiológico foi confirmado após o crescimento de A. hydrophila em todas as amostras de hemoculturas. Evoluiu com melhora clínica e laboratorial graduais. Recebeu alta hospitalar e segue acompanhamento com seu médico assistente.
A contaminação da água e alimentos constitui potencial veículo para bactérias do gênero Aeromonas. Assim, havendo história epidemiológica sugestiva é um importante diagnóstico a se considerar. Em paralelo devemos sempre estar atentos aos sinais e sintomas de sepse, sendo imperativos a coleta de hemoculturas bem como o início precoce de antibiótico.
Clínica Médica
Hospital Samaritano - Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil
João Marcelo Bazzarella Gomes Costa, Daniel Musse Gomes, Tuane Villela, Edno Wallace da Silva Siqueira, Marco Antônio da Silva Madureira