14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sepse por Aeromonas. Relato de caso.

Fundamentação/Introdução

Bactérias do gênero Aeromonas são bastonetes gram-negativos encontradas principalmente em ambientes aquáticos. Cinco são as espécies de relevância clínica: A. hydrophila, A. caviae, A. sobria, A. veronii e A. schubertii. Particularmente a espécie A. hydrophila é um importante agente patogênico para peixes e para a saúde pública. Há controvérsias sobre a patogenicidade da Aeromonas em humanos, mas o isolamento em fezes de indivíduos com diarreia sugere seu papel como causador da doença. Em pessoas saudáveis os sintomas mais comuns são as gastroenterites. Outras doenças associadas são celulite / fasciíte necrotizante de feridas expostas à água contaminada (pescadores e surfistas, por exemplo), infecções respiratórias em situações de quase-afogamento, meningites etc. Há relatos de surtos da bactéria após catástrofes naturais, como a tsunami no sul da Tailândia (2004) e o furacão Katrina, em Nova Orleans (2005).

Objetivos

Relatar um caso de sepse associada à gastroenterite causada por A. hydrophila em paciente imunocompetente.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo masculino, 61 anos, sem comorbidades, com dor em andar superior do abdomem de forte intensidade, tipo cólica, iniciada há 24 horas associada a febre e diarreia semilíquida em grande volume. Associava os sintomas a ingestão de alimentos crus (comida japonesa) na noite anterior. Encontrava-se prostrado, febril (38,3°C) e taquicárdico (115 batimentos por minuto) com pressão arterial normal. Ao exame físico desidratação severa e dor à palpação em epigastro e hipocôndrio direito. Estabelecido o diagnóstico sindrômico de sepse com foco abdominal, foram coletados 2 pares de hemoculturas (aeróbio e anaeróbio) e iniciado ciprofloxacino. Laboratório com elevação de proteína C reativa (7,96, referência até 0,3) e transaminases (AST 891 e ALT 839, referência de, respectivamente, 15-37 e 30-65). Ultrassom abdominal descartou a presença de litíase biliar.

Resultados

O diagnóstico etiológico foi confirmado após o crescimento de A. hydrophila em todas as amostras de hemoculturas. Evoluiu com melhora clínica e laboratorial graduais. Recebeu alta hospitalar e segue acompanhamento com seu médico assistente.

Conclusões/Considerações finais

A contaminação da água e alimentos constitui potencial veículo para bactérias do gênero Aeromonas. Assim, havendo história epidemiológica sugestiva é um importante diagnóstico a se considerar. Em paralelo devemos sempre estar atentos aos sinais e sintomas de sepse, sendo imperativos a coleta de hemoculturas bem como o início precoce de antibiótico.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Samaritano - Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

João Marcelo Bazzarella Gomes Costa, Daniel Musse Gomes, Tuane Villela, Edno Wallace da Silva Siqueira, Marco Antônio da Silva Madureira