14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Descolamento de Retina associado à Nefropatia por IgA: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

O descolamento seroso de retina associado à Nefropatia por Imunoglobulina A (IgA) é uma manifestação muito rara. Poucos casos são descritos na literatura e não há estudos randomizados até o momento.

Objetivos

Relatar caso de paciente portador de nefropatia por IgA que apresentou descolamento seroso de retina devido atividade da doença de base.

Delineamento/Métodos

Masculino, 25 anos, diagnóstico de nefropatia por IgA aos 5 anos, com resposta parcial ao tratamento através de imunossupressores. Evolução com persistência da proteinúria e Hipertensão Arterial (HA) de difícil controle. Admitido com quadro de déficit visual importante à direita, cefaleia e elevação da pressão arterial. Realizado Tomografia de Coerência Óptica que evidenciou descolamento seroso faveolar e edema intra-papilar no olho direito e olho esquerdo com mácula mais preservada. A angiofluoresceinografia mostrou múltiplos pontos de hiperfluoresceinografia progressiva, sinais de vasculite em atividade papilares e peri-papilares, exudatos algodonosos e raras micro-hemorragias. Foi realizado pulsoterapia com metilprednisolona por três dias, seguido de prednisona 1,5 mg/Kg/dia. Após uma semana, evoluiu com redução importante do edema papilar e melhora da acuidade visual. Devido piora lenta e progressiva da função renal foi realizada nova biópsia renal que evidenciou glomerulonefrite mesangioproliferativa difusa em fase proliferativa esclerosante / Glomerulonefrite crônica secundária à nefropatia por IgA e HA.

Resultados

Nefropatia por IgA é uma glomerulonefrite imunocomplexo mediada. O diagnóstico é confirmado através da biópsia renal que mostra depósitos de IgA no mesângio glomerular. Entretanto, o mecanismo preciso é desconhecido. A membrana basal do glomérulo renal e o epitélio pigmentar da retina são fisiologicamente semelhantes e expostos a imunocomplexos na circulação sistêmica. Uma hipótese é que os complexos de IgA depositam na superfície basal do epitélio da retina e causam ativação na mesma forma como no mesângio renal. Porém, o envolvimento ocular em pacientes com nefropatia por IgA é pouco frequente.

Conclusões/Considerações finais

A nefropatia por IgA é a glomerulonefrite primária mais comum em todo o mundo e é uma importante causa de insuficiência renal. A probabilidade de diálise ou morte estão relacionadas com proteinúria maior que 1 g/dia, HA e lesões histológicas graves. A explicação mais provável do descolamento de retina associado à glomerulonefrite por IgA é de etiologia multifatorial e sua resolução depende da doença subjacente.

Palavras Chaves

Nefropatia por IgA; Glomerulonefrite; Descolamento de retina.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil

Autores

Kamila Silva Marins Chamon, Rodrigo Gomes da Silva, Isabela de Sousa Russo, Vitor Rocha Couto, Paulo Roberto Larocca de Nazareth