14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA LEUCOENCAFALOPATIA POSTERIOR REVERSÍVEL EM PACIENTE PORTADORA DE SÍNDROME NEFRÓTICA

Fundamentação/Introdução

A leucoencefalopatia posterior reversível, conhecida como PRES (Reversible Posterior Encephalopathy Syndrome) é uma síndrome de diagnóstico radiológico e etiologias variadas. Acomete geralmente a parte posterior do cérebro e possui incidência desconhecida.

Objetivos

Evidenciar a forte associação da síndrome com o uso de imunossupressores possibilitando um diagnóstico precoce.

Delineamento/Métodos

Paciente sexo feminino 14 anos, com queixa de cefaleia hemicraniana à direita de forte intensidade associado a turvação visual importante. Possui diagnóstico de síndrome nefrótica em uso de ciclosporina e prednisona. No exame apresentava-se com pressão arterial de 190/130 mmHg, sem déficits motores ou sensitivos, com diminuição da acuidade visual bilateralmente.
Fundoscopia não apresentava papiledema. Realizada ressonância magnética do crânio evidenciando lesão hipoatenuante em hemisférios cerebrais posteriores com edema simétrico da substância branca compatível com PRES. Recebeu cuidados intensivos com anti hipertensivo endovenoso e melhora progressiva dos sintomas.
A PRES é uma síndrome aguda / subaguda geralmente causada por encefalopatia hipertensiva, eclampsia ou neurotoxicidade causada por imunossupressores, como no caso citado a ciclosporina. Os sintomas são progressivos e variam desde cefaleia, alteração do nível de consciência, crises epilépticas e distúrbios visuais.

Resultados

Condizendo com o caso descrito o diagnóstico é firmado por exame de neuroimagem, que evidencia edema de substância branca principalmente em regiões parieto-occiptais podendo acometer ambos hemisférios. A síndrome é na maioria das vezes reversível regredindo progressivamente com o tratamento do fator desencadeador.
A redução da dose do medicamento ou a remoção imediata do fármaco citotóxico geralmente é recomendada e está associada à melhora clínica.

Conclusões/Considerações finais

A PRES deve ser prontamente reconhecida, uma vez que geralmente é reversível com o tratamento adequado. Apesar de etiologias diversas ela deve ser sempre lembrada como diagnóstico diferencial em pacientes com fatores de risco.

Palavras Chaves

Síndrome de Leucoencefalopatia posterior. Encefalopatia hipertensiva. Ciclosporina.

Área

Clínica Médica

Autores

Wilson Gonçalves Silva Junior, Aline Bonora Oliveira, Vanessa Carvalho Lago, Wilson Koitti Tomita, Vitor Henrique Filippi Leal