Relato de caso: paciente com vasculite cutânea de pequenos vasos
Vasculite é a inflamação da parede dos vasos. Pode variar em gravidade desde doença autolimitada de um único órgão até doença grave com risco de morte por falência de múltiplos órgãos. Existem várias causas, embora só se apresente por poucos padrões histológicos de inflamação vascular. Vasos de qualquer tipo e em qualquer órgão podem ser afetados, resultando em ampla variedade de sinais e sintomas. Diferentes vasculites com apresentações clínicas indistinguíveis têm evolução e tratamento muito diferentes. Essa condição representa desafio para o médico, incluindo classificação, diagnóstico, exames laboratoriais pertinentes, tratamento e seguimento adequado. Neste relato de caso são revistos a classificação, a etiologia, a patogênese e os critérios diagnósticos das vasculites cutâneas.
Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de vasculite cutânea de pequenos vasos de uma paciente assistida, na santa casa de misericórdia de Alfenas-sul de Minas Gerais.
Relato de caso: C.S.F.B., 30 anos, secretária , com história de dor em faces laterais das coxas e glúteos de inicio súbito após tratamento para quadro gripal anterior com uso de sintomáticos, evoluindo com maculas arroxeadas, palpáveis, dolorosas, com centro sugerindo pontos necróticos ,de aumento rápido e progressivo acometendo membros superiores e inferiores e orelhas. Foi realizada biopsia em 03 sítios diferentes e iniciado imediatamente pulsoterapia com metilprednisolona e analgesia associado vigilância hospitalar das lesões, observando melhora da dor e regressão gradual das lesões cutâneas seguindo acompanhamento ambulatorial ate a data de hoje.
Foi realizada biopsia em 03 sítios diferentes e iniciado imediatamente pulsoterapia com metilprednisolona e analgesia associado vigilância hospitalar das lesões, observando melhora da dor e regressão gradual das lesões cutâneas seguindo acompanhamento ambulatorial ate a data de hoje.
Apesar da simplicidade deste relato, podemos aproveitá-lo para lembrar ao clinico a importância do diagnostico e do cuidado frente a queixa do paciente, tendo em vista que no momento da admissão a mesma não apresentava lesões ativas, apenas queixa álgica.
Sendo importante o conhecimento e diagnostico diferencial das lesões cutâneas que nos apresentam todos os dias nos ambientes de trabalho, nos alertando quanto as possíveis causas e complicações de uso de medicações auto prescritas, como neste caso.
Vasculite de pequenos vasos, púrpura, vasos sanguíneos, lesões cutâneas.
Clínica Médica
Renata Penido Dias, Marcela Pereira Oliveira Assunção, Carlos Eduardo Engel Velano