14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Mixoma Atrial no Hospital Secundário

Fundamentação/Introdução

Tumores cardíacos primários correspondem a menos de 0,1% do total de casos de neoplasias, sendo a maioria assintomática. Devido ao espectro de apresentações clínicas podem mimetizar várias patologias. O tipo histológico mais comum são os mixomas, neoplasia benigna derivada do tecido conjuntivo, composta por células poliédricas ou estreladas, assemelhando-se ao tecido mesenquimatoso primitivo.

Objetivos

.

Delineamento/Métodos

R. J. S., 52 anos, masculino, branco, hipertenso, diabético e tabagista. Referia dor precordial há 12 horas, ao repouso, com irradiação para região cervical, associada à vômitos e sudorese. Referia episódios prévios semelhantes, porém, com menor intensidade e melhora ao repouso. No eletrocardiograma apresentava inversão da onda T (V4 a V6) e troponina seriada com discreto aumento. Indicado cateterismo cardíaco, porém, paciente evadiu da instituição e retornou após dois dias hemiparético à direita, força muscular grau 1 em membro superior direito e grau 3 no membro inferior direito, desorientado no tempo e espaço, oscilando períodos de agitação e sonolência, afásico, com desvio de comissura labial a esquerda. Pupilas isocóricas e fotorreagentes, PA=210x90mmHg e NIH=8. Tomografia Computadorizada de Crânio: alterações compatíveis com microangiopatia, sem sinais de sangramento ativo. Foi realizada trombólise após hipótese diagnóstica de acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi). Ecocardiograma com fração de ejeção de 64%, evidenciando massa tumoral em átrio esquerdo, aderida ao septo interatrial, medindo 36mmX21mm, que ultrapassa a valva mitral durante a diástole, compatível com Mixoma Atrial. Indicada cirurgia cardíaca para ressecção de mixoma atrial.

Resultados

.

Conclusões/Considerações finais

O Mixoma Atrial corresponde a 50% dos tumores benignos cardíacos, com maior prevalência em mulheres, localizado em 77% das vezes no átrio esquerdo e 12% no átrio direito. Quando sintomático, podem cursar com dispnéia, palpitação, síncope, AVEi, embolia arterial periférica, alterações valvares do tipo regurgitação, angina pectoris (grandes Mixomas) e outros sintomas constitucionais. O diagnóstico é feito através de exames de imagem e/ou biópsia. A ressecção tumoral é indicada para prevenção dos fenômenos tromboembólicos, porém, o tratamento conservador e acompanhamento constituem uma opção terapêutica. Trombólise não é recomendada pela alta chance de embolia. Pouco pode inferir-se sobre o prognóstico dada a raridade deste tumor, porém, com seguimento adequado a taxa de sobrevida tende a ser alta e recorrências incomuns.

Palavras Chaves

Mixoma atrial; neoplasia; cardíaca.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Fernanda Marçon Borges, Kauê Cézaro dos Santos, Natália Lins Cavalcanti de Albuquerque, Paula de Carvalho Caruso