14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Cisticercose disseminada: relato de caso

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: Cisticercose é uma doença causada pela forma larval da Taenia solium na qual o homem é hospedeiro intermediário. Enquanto afeta 350 mil pessoas só na América Latina, sua forma disseminada é extremamente rara, com pouco mais de 60 casos relatados no mundo, a maioria na Índia. A sintomatologia depende dos locais de alojamento do parasito, sendo mais comuns no sistema nervoso central, tecidos subcutâneo, muscular e olhos.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de cisticercose disseminada.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Estudo observacional descritivo associado à revisão bibliográfica.

Resultados

Relato de caso: R.A.N., feminino, 78 anos, residente em Governador Valadares-MG. Há um ano procurou serviço ortopédico com queixa de dor em joelho direito e braço esquerdo. Radiografias evidenciaram lesões alongadas, densas e difusas, sugestivas de cisticercose, em partes moles de coxa e perna bilateral, coluna lombossacra e mãos. Encaminhada à clínica médica, realizou ressonância magnética de crânio que identificou focos com ausência de sinal em todas as sequências, esparsos pelo parênquima encefálico, córtico-subcorticais, sugerindo neurocisticercose na forma nodular calcificada. Relatava dor de caráter intermitente em braço esquerdo com surgimento há dois anos e presença de nódulo que se tornava palpável na presença de sinais flogísticos. Apresentava numerosos nódulos em região palmar de ambas as mãos e limitação na extensão dos dedos. Afirma hábito de consumir carne de porco mal cozida e já possuiu criação de suínos. Ao exame físico, encontrava-se em bom estado geral, lúcida e orientada. Pressão arterial em decúbito dorsal de 180x78mmHg, frequência respiratória de 20irpm, frequência cardíaca de 88bmp e temperatura axilar igual à 36,1ºC. Presença de nódulo palpável com um centímetro aderido à musculatura do bíceps braquial com cadeia de linfonodos epitrocleares palpável. Não apresentou alterações nos exames neurológico, respiratório, cardíaco e abdominal.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Paciente segue em acompanhamento ambulatorial. Chamam a atenção, além da raridade do caso, a presença do vínculo epidemiológico, a apresentação oligossintomática que contrasta com a gravidade das lesões evidenciadas nos exames de imagem e a remissão espontânea do quadro com poucas sequelas. Houve acometimento parenquimatoso do sistema nervoso central sem a presença de convulsões, o que é incomum; a ocorrência de cisticercos em membros inferiores também é um achado infrequente.

Palavras Chaves

Cisticercose; cisticercose disseminada; neurocisticercose; Taenia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

João Lucas Lana Pereira, Karen Toledo Morais, André Iglesias Brandão, Marina Carvalho Souza Côrtes