14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇÃO CLÍNICA EM PACIENTE COM CRISE DE ANEMIA FALCIFORME: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Pacientes portadores de anemia falciforme podem apresentar quadro de crises as quais são complicações mais frequentes e constituem a primeira manifestação, decorrentes do dano tissular por isquemia secundária à obstrução do fluxo sanguíneo pelas hemácias falcizadas. A hipóxia local e acidose são consequências diretas da redução do fluxo sanguíneo, que podem exacerbar o processo de falcização aumentando o dano isquêmico. As mencionadas crises dolorosas duram, em média, de quatro a seis dias, podendo persistir por semanas. Fatores desencadeantes: hipóxia, infecção, febre, acidose, desidratação, exposição ao frio extremo, além de depressão e exaustão física em pacientes mais idosos. Localização mais usual: extremidades, abdômen e dorso. Dactilite é a manifestação mais comum em crianças. As manifestações músculo-esqueléticas podem ser simétricas ou não; podem ser migratórias com eventual presença de aumento de volume, febre, eritema e calor local impossibilitando de imediato o diagnóstico diferencial, em particular com osteomielite, artrite séptica, sinovite e febre reumática. A dor abdominal pode simular abdomen agudo cirúrgico ou infeccioso, ou processos ginecológicos. Em crianças as pneumonias de base podem cursar com dor abdominal.

Objetivos

Desenvolver a compreensão sobre a doença falciforme e relacionar o método de ocorrência genética para ocorrer prole assintomática ou portadora de traço ou doença falciforme.

Delineamento/Métodos

Paciente submetido ao tratamento clínico, desde sua internação, acompanhamento investigativo do quadro clínico e acompanhamento até a liberação hospitalar.

Resultados

A finalidade do trabalho neste tópico consiste na explanação completa da técnica clínica envolvendo o recurso clínico de tratamento de crises de dor em paciente com quadro clínico de dor devido ser portador de anemia falciforme.

Conclusões/Considerações finais



Avaliar imediatamente pacientes com anemia falciforme. Considerar fatores de risco: febre maior que 38ºC, desidratação, palidez, vômitos recorrentes, aumento de volume articular, dor abdominal, sintomas pulmonares agudos, sintomas neurológicos, priapismo, processos álgicos que não se resolvem com analgésicos comuns. O tratamento consiste em eliminar os fatores precipitantes, garantir o repouso, assegurar uma boa hidratação (muitas vezes é necessário hidratação parenteral) e analgesia adequada.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - Paraná - Brasil

Autores

JOSÉ WILLIAM VAVRUK