14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Variações da atividade física e do ambiente de aprendizado em estudantes de medicina em universidade da região amazônica

Fundamentação/Introdução

A prática de atividade física (AF) é sabidamente benéfica a saúde, e recomendada por isso a todos, mas os níveis não são satisfatórios, entre a população geral e entre estudantes universitários. Esse trabalho analisa o nível de atividade física dos acadêmicos de medicina, a variação desta durante os anos da graduação, e uma possível relação com a percepção do ambiente acadêmico.

Objetivos

Avaliar a prática de AF nos diferentes anos de graduação e a relação desta com a percepção do ambiente acadêmico.

Delineamento/Métodos

Estudo longitudinal prospectivo, observacional, não controlado e com abordagem quantitativa. O trabalho identificou o nível de AF dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amapá, correlacionando sua prática com a percepção do ambiente universitário. Foram utilizados os questionários Baecke (para avaliação de atividade física), DREEM (para a percepção do ambiente acadêmico) e um sociodemográfico para identificar o perfil dos alunos. A coleta de dados foi feita através de um software online, o "Surveymonkey”, e por questionários impressos entregues pelos pesquisadores. Foram coletadas e analisadas 211 respostas – 85,4 % do total de estudantes.

Resultados

Houve variação na prática de AF e percepção do ambiente acadêmico entre as turmas. O
internato teve as médias mais elevadas, em ambos os questionários, sendo que o quinto ano teve as maiores médias, no Escore Total do questionário Baecke (10,52) e também no DREEM (110,04). O 6º ano teve pontuações de 100,88 no DREEM e 7,89 no Baecke. Já o segundo ano teve o menor índice no questionário Baecke 5,87 e baixa pontuação no DREEM 92,23. As demais turmas obtiveram pontuações próximas. Sendo que no questionário Baekce foi visto os seguintes resultados: primeiro ano 7,72, terceiro ano 7,13, quarto ano 7,78. Enquanto na análise do DREEM os resultados foram: primeiro ano 96,35, terceiro ano 90,07, quarto ano 92,625.

Conclusões/Considerações finais

Há variação no nível de AF durante a graduação, sendo menor durante o ciclo básico e clínico e elevando-se no internato. A AF possivelmente reflete na compreensão sobre o ambiente acadêmico. As turmas com maior índice de AF foram as mesmas que demonstraram uma percepção positiva em relação ao ambiente da universidade, ao contrário das turmas com menores taxas de AF. Isso corrobora a hipótese de relação entre a AF e a maneira como os alunos vivenciam a universidade, mas são necessários novos estudos para identificar relação estatística entre os dados.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

Bráulio Érison França dos Santos, Pedro Henrique Silva Benevides, Ruy Arrudá Ferreira Bucar, Terezinha Alecrim Barbosa, Vanessa Santos Moreira