14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico das infecções hospitalares por bactérias multidroga resistente em um hospital privado no interior do Estado de São Paulo

Fundamentação/Introdução

Infecção hospitalar (IH) é um problema cada vez mais frequente e a presença de microrganismos multidroga resistentes gera impacto clínico e econômico.

Objetivos

Determinar o perfil epidemiológico das infecções hospitalares causadas por bactérias multidroga resistente (MDR) em um hospital privado no interior do Estado de São Paulo.

Delineamento/Métodos

Foram analisados os resultados das culturas realizadas pelo laboratório deste hospital no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2016.

Resultados

Todos os casos de IH por bactérias MDR foram incluídos no estudo. Resultados: houve 95 casos de IH por MDR, dos quais 62 (65%) eram do sexo masculino. Os locais de infecção por MDR mais freqüentes foram: infecção do trato urinário (32%) e infecção da corrente sanguínea (21%). A maior freqüência de casos ocorreu no período de 0 a 15 dias de internação. A bactéria mais comummente encontrada foi: Klebsiella pneumoniae (33%), Staphylococcus aureus (19%), Pseudomonas aeruginosa (14%), Escherichia coli (7%), Enterobacter aerogenes e Klebsiella oxytoca (ambos 6%), Proteus mirabilis (3%), Achromobacter xylosoxidans (2%), Cedecea lapagei, Citrobacter amalonaticus, Citrobacter freundii, Enterobacter cloacae, Enterococcus faecalis, Serratia rubidaea, Morganella morganii, Providencia stuartii, Klebsiella ozanae e Acinetobacter baumannii (todos 1%). O mecanismo de resistência mais freqüente foi a resistência aos carbapenemicos (KPC) com 52% dos casos, seguido de 28% de betalactamase de espectro estendido (ESBL), 19% de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) e 1% de enterococos resistente a vancomicina (VRE).

Conclusões/Considerações finais

A prevalência de infecção por MDR no período estudado foi de 4%. É importante detectar e controlar a disseminação de microrganismos MDR devido ao seu impacto na morbidade e sobrevivência do paciente.

Palavras Chaves

Infecção; Microrganismo; Multidroga resistente; Prevalência.

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto Policlin de Ensino e Pesquisas - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Ciência e Tecnologia - Campus de São José dos Campos - São Paulo - Brasil

Autores

Amanda Romagnoli Bitencourt, Carlos Eduardo Rocha Santos, Luciane Dias Oliveira, Leonardo Moura Brasil Rocha Santos, Joao Manoel Theotonio dos Santos