Perfil epidemiológico das infecções hospitalares por bactérias multidroga resistente em um hospital privado no interior do Estado de São Paulo
Infecção hospitalar (IH) é um problema cada vez mais frequente e a presença de microrganismos multidroga resistentes gera impacto clínico e econômico.
Determinar o perfil epidemiológico das infecções hospitalares causadas por bactérias multidroga resistente (MDR) em um hospital privado no interior do Estado de São Paulo.
Foram analisados os resultados das culturas realizadas pelo laboratório deste hospital no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2016.
Todos os casos de IH por bactérias MDR foram incluídos no estudo. Resultados: houve 95 casos de IH por MDR, dos quais 62 (65%) eram do sexo masculino. Os locais de infecção por MDR mais freqüentes foram: infecção do trato urinário (32%) e infecção da corrente sanguínea (21%). A maior freqüência de casos ocorreu no período de 0 a 15 dias de internação. A bactéria mais comummente encontrada foi: Klebsiella pneumoniae (33%), Staphylococcus aureus (19%), Pseudomonas aeruginosa (14%), Escherichia coli (7%), Enterobacter aerogenes e Klebsiella oxytoca (ambos 6%), Proteus mirabilis (3%), Achromobacter xylosoxidans (2%), Cedecea lapagei, Citrobacter amalonaticus, Citrobacter freundii, Enterobacter cloacae, Enterococcus faecalis, Serratia rubidaea, Morganella morganii, Providencia stuartii, Klebsiella ozanae e Acinetobacter baumannii (todos 1%). O mecanismo de resistência mais freqüente foi a resistência aos carbapenemicos (KPC) com 52% dos casos, seguido de 28% de betalactamase de espectro estendido (ESBL), 19% de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) e 1% de enterococos resistente a vancomicina (VRE).
A prevalência de infecção por MDR no período estudado foi de 4%. É importante detectar e controlar a disseminação de microrganismos MDR devido ao seu impacto na morbidade e sobrevivência do paciente.
Infecção; Microrganismo; Multidroga resistente; Prevalência.
Clínica Médica
Instituto Policlin de Ensino e Pesquisas - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Ciência e Tecnologia - Campus de São José dos Campos - São Paulo - Brasil
Amanda Romagnoli Bitencourt, Carlos Eduardo Rocha Santos, Luciane Dias Oliveira, Leonardo Moura Brasil Rocha Santos, Joao Manoel Theotonio dos Santos