14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA AORTA NO PROCESSO NATURAL DE ENVELHECIMENTO - UM ESTUDO EM RATOS

Fundamentação/Introdução

O envelhecimento é um processo biológico complexo que culmina em quebra progressiva dos mecanismos de homeostase e perda funcional celular. Sua compreensão é importante para o desenvolvimento de estratégias que reduzam o impacto das doenças características do fim da vida – principalmente doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de mortalidade no mundo.

Objetivos

O objetivo do estudo foi realizar uma análise morfométrica do diâmetro da luz e perímetro externo da aorta de animais adultos, em diferentes idades, ao longo do processo natural de envelhecimento.

Delineamento/Métodos

O estudo experimental utilizou 72 ratos Wistar, que foram divididos em 6 grupos de 12 animais cada. Estes foram mantidos em ambiente livre de ruídos externos, com temperatura constante de 22 graus Celsius, umidade do ar controlada e ciclo claro/escuro de 12 horas, além de receberem água filtrada e ração padrão ad libitum durante todo o experimento. Foi realizada a eutanásia nos ratos pertencentes a cada conjunto – numerados de 1 a 6 – nos meses 3, 6, 9, 12, 18 e 24, respectivamente. Após esse processo, a aorta foi retirada e o terço médio da parte descendente foi analisada. Hematoxilina e eosina (HE) foi usada para coloração das lâminas e um estudo morfoquantitativo da aorta foi realizado. A análise estatística foi conduzida por meio do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e, sendo encontrada diferença significativa entre os grupos, estes foram comparados dois a dois. Foram considerados estatisticamente significativos os valores de p < 0,05.

Resultados

Apenas em análises isoladas de alguns grupos foi encontrada diferença nos parâmetros escolhidos. Porém, não foi possível estabelecer um aumento progressivo e significativo entre os grupos mais jovens e idosos.

Conclusões/Considerações finais

Os resultados são insuficientes para afirmar que o envelhecimento por si só seja a causa de alterações morfológicas na aorta.

Palavras Chaves

Envelhecimento, Rato, Morfologia, Aorta

Área

Clínica Médica

Autores

Camilla Harumi Tabushi, Djanira Aparecida da Luz Veronez, Ronaldo da Rocha Loures Bueno, Rogério de Fraga, Gustavo Lenci Marques