14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO DA INCIDÊNCIA DA LEPTOSPIROSE, NO PERÍODO DE 2012-2016 ENTRE O AMAPÁ, A REGIÃO NORTE E BRASIL

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTAÇÃO: A leptospirose é uma bacteriose de distribuição ampla, causada por Leptospira interrogans. Pode manifestar-se desde formas assintomáticas até casos graves que podem levar a morte. A transmissão ocorre em áreas com problemas de infraestrutura sanitária (ausência de esgotos, acumulo de lixo a céu aberto e inundações nas margens de canais), sendo que estas variáveis aumentam a vulnerabilidade de pessoas com baixa renda per capita, pouca escolaridade e que moram em áreas de risco.

Objetivos

OBJETIVOS: Comparar a incidência de leptospirose no período de 2012-2016, entre o Amapá, a região Norte e Brasil.

Delineamento/Métodos

METODOLOGIA/DELINEAMENTO: Foi realizado levantamento de dados secundários através do portal eletrônico SAGE (Sala de Apoio à Gestão Estratégica Ministério da Saúde), selecionando-se as opções “Situação de Saúde”, “Indicadores de Morbidade”, “Leptospirose”.

Resultados

RESULTADOS: A Taxa (por mil nascidos vivos) de leptospirose no Amapá diminuiu entre os anos de 2012 (11,16) e 2013 (5,98), com aumento em 2014 (9,18), nova queda em 2015 (6,13) e aumento em 2016 (10,35). Observou-se na Região Norte aumento entre 2012 e 2014 (3,24 e 9,84 respectivamente), com queda em 2015 e 2016 (7,41 e 2,72 respectivamente). A média brasileira, segue o padrão observado na região Norte, com aumento entre 2012 e 2014 (1,68 e 2,27), seguido de queda das taxas nos anos seguintes, 2015 e 2016 (2,11 e 1,47, respectivamente).

Conclusões/Considerações finais

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados no Amapá não acompanharam a tendência regional e nacional de evolução do agravo, além de demonstrar elevadas taxas de incidências anuais em comparação com demais estados da região e mesmo com perfil nacional para um mesmo ano. Tendo em vista outros estudos que demonstraram a associação entre variáveis ambientais, geográficas e baixas condições socioeconômicas são necessárias ações permanentes no enfrentamento dos fatores de risco predisponentes para a doença, atuando de forma preventiva nas áreas de maior suscetibilidade, melhorias no saneamento básico, tais como coleta adequada de resíduos sólidos, limpeza dos canais a céu aberto e bueiros existentes que evitariam inundações e alagamentos, além da conscientização sobre a prevenção da doença, ou seja, a execução de medidas viáveis voltadas para o acompanhamento e a mitigação deste agravo. Ressalta-se aqui a importância da vigilância constante do gestor no manejo destas medidas, visto que quaisquer descuidos nas medidas de prevenção impactam diretamente nas taxas de incidência.

Palavras Chaves

PALAVRAS CHAVES: Leptospirose, incidência, Amapá, Regiao Norte, Brasil.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

Rúbenns Tavares da Silva, Felipe Noujemi Gonçalves, Mariana Freitas da Silva, Luís Felipe Siqueira Arias, Maria Helena Mendonça de Araújo