14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ - RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Guillain-Barré é uma grave emergência neurológica e a causa mundial mais frequente de paralisia flácida.

Objetivos

Reconhecer o diagnóstico, tratamento e seguimento pós-alta da referida doença.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso

MIGB, feminino, 12 anos, admitida no Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba, com paresia e fraqueza em membros inferiores e dificuldade de deambulação. Exame físico geral normal e neurológico com diminuição da força muscular proximal e da força em adução nos membros inferiores. Líquor com elevação de proteínas (196mg/dL), sem reação celular (0,31/mm4).
Internada na UTI geral, evoluiu com paralisia facial periférica bilateral, afonia, disfagia e hiporreflexia. Foi tratada com imunoglobulina endovenosa. Apresentou melhora progressiva da força no sentido crânio-caudal, sem necessidade de ventilação mecânica, com posterior transferência para enfermaria.

Resultados

Ressonâncias magnéticas de neuroeixo demonstraram realce das raízes da cauda equina no canal lombossacral. Eletroneuromiografia evidenciou polirradiculoneurite motora axonal. Parasitológico de fezes revelou infecção por Campylobacter jejuni.
No 19º dia de internamento apresentava paralisia facial periférica à direita em grau de melhora, força 4 e 2 em membros superiores distal e proximal e 3 e 2 em membros inferiores distal e proximal, reflexos osteotendinosos de 2+/4 e 1+/4 em membros superiores e inferiores, respectivamente. Alta, com proposta de retorno ambulatorial e fisioterapia.

Conclusões/Considerações finais

A síndrome de Guillain-Barré é uma polineuropatia inflamatória aguda desmielinizante com dissociação albuminocitológica liquórica, precedida de doença aguda em 70% dos casos. O patógeno Campylobacter jejuni é o mais frequente. Há desenvolvimento rápido e ascendente para paralisia flácida e hipo/arreflexia, podendo comprometer musculatura respiratória e facial em 2-4 semanas. Ventilação mecânica é necessária em 1/3 dos casos.
Seu diagnóstico exige fraqueza simétrica em mais de um segmento apendicular e hipo/arreflexia. Há dissociação albuminocitológica inicial em 50% dos pacientes.
Se possível, internar os paciente em UTI. É preconizado tratamento com plasmaferese ou imunoglobulina humana intravenosa (0,4g/kg/dia por 5 dias), ambos eficazes, devendo ser realizados em até 2 semana do início da doença. O uso de corticóide não acelera a recuperação.
A recuperação completa é frequente com neuroreabilitação agressiva e fisioterapia precoce, embora 10% dos pacientes mantenham dificuldade de deambulação.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Positivo - Paraná - Brasil

Autores

Livia Sayumi Mizobuchi, Katherine Unterstell Brittes, Roberta Ramos Polonio, Lara Braschi Haliski