14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil microbiano de Infecções do Trato Urinário em Unidade de Tratamento Intensivo no Sul do Brasil

Fundamentação/Introdução

As Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) consistem naquelas adquiridas pelos pacientes após internação. Dentre estas, as Infecções do Trato Urinário (ITUs) mostram-se demasiadamente prevalentes, apesar de terem o maior potencial de prevenção. Algumas Instituições de Saúde vêm aderindo ao uso de Protocolos que visam diminuir o número de IACS – estudos demonstram redução de internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) pós implementação dos Protocolos.

Objetivos

Descrever o perfil microbiano das Infecções de Trato Urinário dos pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo e a origem da infecção por Escherichia Coli (hospitalar/comunitária) na UTI.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal realizado no município de Pelotas-RS, de janeiro de 2012 a dezembro de 2016, com pacientes portadores de ITU internados neste período em UTI. A coleta foi realizada através do banco de dados da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e as análises estatísticas ocorreram no programa STATA.

Resultados

Durante o período, foram avaliados 116 pacientes em uma UTI do município de Pelotas-RS, que adquiriram ITU durante a internação. Nestes, foi realizado o perfil microbiano da infecção, demonstrando que os uropatógenos predominantes foram Candida sp. (30,2%; n=35), Escherichia Coli (12,9%; n=15) e Klebsiella pneumoniae (12,1%; n=14). Quanto a Escherichia Coli, também foi avaliada a origem da infecção: na UTI, 80,9% dos pacientes com ITU adquiriram a infecção em ambiente hospitalar, ou em enfermarias ou em Pronto Socorro.

Conclusões/Considerações finais

Os dados apresentados em nosso estudo contrapõem-se a grande parte dos achados em literatura. Outras pesquisas nacionais apontam uma grande predominância da Escherichia Coli em ITUs adquiridas em ambiente hospitalar (61,7-70,2%); nosso resultado torna-se importante para demonstrar o uropatógeno realmente prevalente na região estudada e para que em nossa Instituição de Saúde criem-se medidas visando a diminuição de Candida sp. Quanto ao grande número de ITUs adquiridas em ambiente hospitalar, sugere-se uma melhor investigação a respeito e a criação de Protocolos que almejem a diminuição de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde.

Palavras Chaves

Infecção do Trato Urinário; Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa Misericórdia de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Luísa Mendonça Souza Pinheiro, Juliane Fontana, Larissa Konzgen Teixeira, Adriana Ribeiro Rocha, Ricardo Bica Noal