Perfil microbiano de Infecções do Trato Urinário em Unidade de Tratamento Intensivo no Sul do Brasil
As Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) consistem naquelas adquiridas pelos pacientes após internação. Dentre estas, as Infecções do Trato Urinário (ITUs) mostram-se demasiadamente prevalentes, apesar de terem o maior potencial de prevenção. Algumas Instituições de Saúde vêm aderindo ao uso de Protocolos que visam diminuir o número de IACS – estudos demonstram redução de internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) pós implementação dos Protocolos.
Descrever o perfil microbiano das Infecções de Trato Urinário dos pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo e a origem da infecção por Escherichia Coli (hospitalar/comunitária) na UTI.
Estudo transversal realizado no município de Pelotas-RS, de janeiro de 2012 a dezembro de 2016, com pacientes portadores de ITU internados neste período em UTI. A coleta foi realizada através do banco de dados da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e as análises estatísticas ocorreram no programa STATA.
Durante o período, foram avaliados 116 pacientes em uma UTI do município de Pelotas-RS, que adquiriram ITU durante a internação. Nestes, foi realizado o perfil microbiano da infecção, demonstrando que os uropatógenos predominantes foram Candida sp. (30,2%; n=35), Escherichia Coli (12,9%; n=15) e Klebsiella pneumoniae (12,1%; n=14). Quanto a Escherichia Coli, também foi avaliada a origem da infecção: na UTI, 80,9% dos pacientes com ITU adquiriram a infecção em ambiente hospitalar, ou em enfermarias ou em Pronto Socorro.
Os dados apresentados em nosso estudo contrapõem-se a grande parte dos achados em literatura. Outras pesquisas nacionais apontam uma grande predominância da Escherichia Coli em ITUs adquiridas em ambiente hospitalar (61,7-70,2%); nosso resultado torna-se importante para demonstrar o uropatógeno realmente prevalente na região estudada e para que em nossa Instituição de Saúde criem-se medidas visando a diminuição de Candida sp. Quanto ao grande número de ITUs adquiridas em ambiente hospitalar, sugere-se uma melhor investigação a respeito e a criação de Protocolos que almejem a diminuição de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde.
Infecção do Trato Urinário; Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde
Clínica Médica
Santa Casa Misericórdia de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Luísa Mendonça Souza Pinheiro, Juliane Fontana, Larissa Konzgen Teixeira, Adriana Ribeiro Rocha, Ricardo Bica Noal