14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

FEOCROMOCITOMA EM IDADE AVANÇADA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Feocromocitomas são tumores neuroendócrinos produtores de catecolaminas. A apresentação clínica característica são crises hipertensivas paroxísticas. O diagnóstico é realizado pelo quadro clínico; dosagem das catecolaminas e de seus metabólicos no plasma ou na urina e tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O tratamento de escolha é a remoção do feocromocitoma, com uso de bloqueadores alfa-adrenérgicos.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com quadro de sintomas adrenérgicos e melhora após exérese cirúrgica de feocromocitoma.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo descritivo do tipo Relato de Caso, com informações obtidas por meio de revisão do prontuário, registro fotográfico dos exames de imagem e revisão da literatura.

Resultados

Paciente MJCF, mulher, 77 anos, casada, natural e residente de Belo Horizonte, coronariopata, hipertensa, dislipidêmica e portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, iniciou com crises hipertensivas graves, sensação de desfalecimento e sudorese profusa. Iniciado investigação do quadro, sendo solicitado ultrassonografia do abdome total, evidenciando formação nodular sólida em adrenal direita, conveniente complementação propedêutica. Tomografia do abdome e pelve com presença de nódulos supra-renais bilaterais, de maior volume à direita. Urina de 24 horas apresentou normetanefrinas 722,0 mcg/24 horas, ácido 5 hidroxi indolacético e metanefrinas totais sem alterações. Internada para realização do pré-operatório de exérese de tumor de supra-renal.
Ao exame paciente com bom estado geral, orientada, pele quente e seca, perfusão capilar periférica adequada. Pressão arterial: 160/84 mmHg. Restante do exame físico sem alterações.
Realizada laparoscopia que identificou lesão arredondada com cerca de 5 cm, lateral à glândula adrenal direita. Optado por ressecar lesão, toda a glândula adrenal direita e linfadenectomia retroperitoneal perihilar. Anatomopatológico: múltiplos cortes revelam feocromocitoma de glândula supra-renal à direita, com ausência de invasão angiolinfática ou invasão perineural; margens livres. Negativo para malignidade. No pós-operatório evoluiu com resolução do quadro e alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

O feocromocitoma é um tumor neuroendócrino raro, passível de tratamento cirúrgico e controle das crises adrenérgicas. Uma anamnese detalhada e diagnóstico bioquímico e de imagem auxilia o médico assiste para o diagnóstico. Para exérese do tumor é necessário o preparo no pré-operatório adequado para evitar mortalidade no perioperatório.

Palavras Chaves

Feocromocitoma; Hipertensão secundária; Adrenal.

Área

Clínica Médica

Instituições

1. Médico Especializando do Serviço de Clínica Médica, da Rede Mater Dei de Saúde em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, 2. Cardiologista da Rede Mater Dei de Saúde - Minas Gerais - Brasil, 3. Acadêmico de Medicina da Faculdade de Medicina de Barbacena - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ivana Miglio De CASTRO, Evelyn Joyce CORGOSINHO, Etiene Marcio VARGAS, Breno Gontijo De CAMARGOS, Igor Miglio De CASTRO