14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Lúpus Eritematoso Sistêmico e pericardite constritiva: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

​O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune grave que tem um amplo diagnóstico diferencial. Relatamos um caso de LES com evolução rápida e fatal em homem jovem, em que houve atraso no diagnóstico pela apresentação atípica.

Objetivos

O presente relato visa destacar a importância das manifestações agudas do LES e ressaltar as possíveis dificuldades no diagnóstico.

Delineamento/Métodos

(Relato de caso)

Resultados

Um homem de 22 anos, negro, previamente hígido, foi admitido por poliartralgia em grandes articulações há 2 meses, febre há 2 dias e perda de peso. Na entrada, estava eupneico, febril, taquicárdico, sem sinais de artrite, com anemia hipocrômica microcítica, leucopenia e VHS de 77 mm. Recebeu oxacilina endovenosa após hemocultura positiva para S. aureus. Embora preenchesse 3 critérios menores de Duke para endocardite, o ecocardiograma era normal. Na internação, surgiu linfadenomegalia cervical e submandibular, levantando a suspeita de mononucleose e doença linfoproliferativa. Também tinha linfadenomegalia para-aórtica e hepatoesplenomegalia à tomografia. As sorologias foram negativas. Persistiu febril e taquicárdico na internação, e evoluiu com icterícia, colúria e insuficiência renal aguda com proteinúria. Só no 18º dia da internação, após resultados de FAN positivo, anti-SM positivo e complemento consumido, iniciou uso de cloroquina para LES, mas no dia seguinte apresentou convulsão tônico-clônica generalizada, coma, insuficiência respiratória aguda, parada cardiorrespiratória e óbito. O exame anatomopatológico revelou pericardite constritiva e edema agudo de pulmão relacionados ao LES, e excluiu endocardite ou doença linfoproliferativa.

Conclusões/Considerações finais

​O LES é uma doença grave, que pode ter várias apresentações e mimetizar diversas outras doenças, dificultando o diagnóstico. Uma possível apresentação é a pericardite lúpica constritiva, que pode ter curso agudo e potencialmente fatal.

Palavras Chaves

Lupus Eritematoso Sistemico Pericardite Constritiva

Área

Clínica Médica

Autores

Isabela Mayumi Nakanishi, Larissa Navarro Akiyoshi, Natalia Marcusso Massoni, Rafael Goulart Araujo, Leandro Diehl