14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SINDROME GUILLAIN BARRÉ APÓS CHIKUNGUNYA- RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Chikungunya se enquadra entre as arboviroses, doença febril com predomínio de sintomas músculo-articulares, manifestações neurológicas são extremamente raras. A Síndrome de Guillain – Barré (GBS) é uma complicação atípica, desmielinizante aguda, que junto a epidemia de chikungunya tem sido mais manifestada.

Objetivos

Relatar caso incomum de associação de chikungunya com evolução para GBS, tendo ênfase na evolução clínica e terapêutica utilizada.

Delineamento/Métodos

Paciente 22 anos, previamente hígido, proveniente de Araguaína – TO, admitido com relato de parestesia e paresia em membros inferiores que ascendeu para membros superiores, com um dia de evolução. Refere há uma semana ter apresentado febre não aferida, astenia, artralgia intensa e sintomas gripais. Nega vômitos e diarreia. Encaminhado ao hospital de referencia de Araguaína, onde na admissão apresentava déficit motor, disfagia e comprometimento respiratório, sendo internado com suspeita de GBS. Realizado exames laboratoriais e sorologia para chikungunya. Avaliado pelo neurologista, o qual realizou punção lombar e indicou Imunoglobulina Humana 5g 5/5h, por 5 dias (primeiro ciclo). Evoluiu com insuficiência respiratória grave e sialorréia, realizado intubação orotraqueal, e encaminhado para unidade de terapia intensiva (UTI). No 6° dia de internação na UTI, paciente evolui com piora motora, encontrando-se tetraplégico, com piora da insuficiência respiratória, necessitando de traqueostomia. No 17° dia realizou o segundo ciclo de imunoglobulina. Durante internação apresentou desnutrição grave, sendo realizado decadurabolin (4 doses), e gastrostomia. Esteve aos cuidados da equipe médica, da fisioterapeuta e fonoaudiológa. No 79° dia, paciente iniciou movimentos da cintura pélvica e melhora progressiva da força muscular respiratória, apresentando respiração espontânea. No 109° dia de internação recebeu alta hospitalar. Apresentava-se estável, com sequela motora em membros inferiores, e recuperação de movimento em membros superiores. Estava sem uso de traqueostomia, ainda com a gastrostomia. Orientado para seguimento ambulatorial com neurologista, fisioterapeuta e fonoaudióloga.

Resultados

Descrito em Delineamento/Métodos.

Conclusões/Considerações finais

A conexão entre chikungunya e GBS é pouco relatada e compreendida na comunidade científica, contudo, a epidemia de arbovirose pode estar associada a maior risco de complicações neurológicas. O conhecimento prévio dessa associação e o diagnóstico precoce diminui a morbimortalidade presente na GBS.

Palavras Chaves

Arboviroses. Chikungunya. Guillain Barré.

Área

Clínica Médica

Instituições

UniBRAS/ITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Juliana Lima Costa, Juliana Gundim Barros Guimarães, João Victor Pereira Gomes, Andressa Carvalho De Vasconcelos, Gustavo Gonçalves Martins De Oliveira