14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de Doença Hepática Gordurosa não Alcóolica em pacientes portadores de doença arterial coronariana

Fundamentação/Introdução

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma das principais causas de hepatopatias crônicas no mundo ocidental, e responsável pela maior morbimortalidade ligada a doenças hepáticas. Pode ocorrer em qualquer sexo, faixa etária ou grupo étnico. Incide em indivíduos sem história de ingestão significativa de álcool (< 20g/dia para mulheres e < 40g/dia para homens), e que não apresentam outra doença hepática que possa justificar a esteatose. Os pacientes podem ser totalmente assintomáticos, apresentar sintomas da doença de base, ou ainda evoluir com pequenas a moderadas elevações das enzimas hepáticas. Índices de mortalidade em pacientes com DHGNA são maiores do que na população geral, sendo as causas mais importantes de óbito as doenças cardiovasculares e complicações hepáticas.

Objetivos

Primário: Analisar a prevalência de DHGNA em pacientes portadores de doença arterial coronariana. Secundário: correlacionar a prevalência dos fatores de risco cardiovasculares com a presença da DHGNA em pacientes com doença arterial coronariana (DAC).

Delineamento/Métodos

Estudo retrospectivo, conduzido no Hospital Guilherme Álvaro, na cidade de Santos, realizado através da análise de prontuários dos pacientes coronarianos, acompanhados em ambulatório de cardiologia.

Resultados

Foram incluídos 69 pacientes, 26 mulheres (37,68%) e 43 homens (62,32%), com idade média de 62,14 anos, e proporção de 89,86% > 50 anos. A análise das USG de abdome revelaram que 39 pacientes (56,52%) da amostra total apresentaram algum grau de esteatose hepática, sendo que desses, 25 (64,10%) eram homens e 14 (35,9%) mulheres. A obesidade apresentou maior associação, sendo que de 22 obesos, 21 (95,45%) apresentaram esteatose hepática. No grupo dos não obesos apenas 38,3% apresentaram alterações. Em segundo lugar ficou o grupo de sedentários, dos 24 pacientes, 18 (75%) apresentam a doença, enquanto 6 (25%) não apresentam. Ambos os grupos se apresentaram como fator de risco para DHGNA com relevância estatística (p < 0,05).

Conclusões/Considerações finais

Foi encontrada prevalência de 56% de DHGNA entre os coronarianos, sendo maior entre os obesos, sedentários, do sexo masculino, acima de 50 anos. Não houve associação estatisticamente significante entre os fatores de risco DLP e HAS, e aumento na prevalência da DHGNA, possivelmente devido ao tamanho reduzido da amostra. Devido à importância da DHGNA nos pacientes coronarianos, esta deve ser investigada e os fatores de risco tratados agressivamente, visando reduzir mortalidade cardiovascular e complicações hepáticas.

Palavras Chaves

Doença hepática gordurosa não alcóolica (DHGNA), Obesidade, Sedentarismo, Dislipidemia, Diabete mellitus, Doença arterial coronariana (DAC).

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Lorena Vasconcelos Garate, Carlos Eduardo Mendonça Tome, Jimmy Paoly Garate, Dário Dayvill Silva Araújo