14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Dissecção espontânea de artéria coronária: relato de um caso

Fundamentação/Introdução

Introdução: A dissecção espontânea da artéria coronária (DEAC) é uma causa rara de síndrome coronariana aguda (SCA) com incidência desconhecida na população geral. Por se tratar de uma enfermidade incomum, a sua etiologia permanece pouco conhecida. O prognóstico e a abordagem terapêutica permanecem incertos.

Objetivos

Objetivos: descrever um caso de DEAC em artéria descendente anterior (DA), a abordagem diagnóstica, as características clínicas e o tratamento realizado.

Delineamento/Métodos

Descrição do Caso:

Resultados

Mulher, 26 anos, casada, sem fatores de risco cardiovasculares ou antecedentes patológicos relevantes, acordou devido a precordialgia opressiva associada à diaforese e dispneia. Procurou atendimento médico em sua cidade 18 horas após o início do quadro e o eletrocardiograma mostrou supradesnivelamento do segmento ST em parede ântero-septal. Encaminhada a hospital de referência, no qual deu entrada apresentando-se estável hemodinamicamente, com ritmo cardíaco sinusal, eupneica, normotensa e diminuição da dor. Optou-se por realização de cineangiocoronariografia 24 horas após o início dos sintomas, que mostrou dissecção coronariana do óstio até o terço proximal da artéria DA com 90% de obstrução e trombo intramural. Demais coronárias sem lesões obstrutivas. Devido a paciente encontrar-se hemodinamicamente estável e sem dor precordial, foi definida estratégia não intervencionista, mantendo tratamento clínico de SCA com clopidogrel (300 mg) e ácido acetilsalicílico (200 mg), além de anticoagulação plena com enoxaparina (1mg/Kg de 12/12h). Após 8 dias foi realizado nova coronariografia com ultrassom intracoronariano que confirmou achado de dissecção coronária na DA e melhora significativa da estenose arterial com obstrução de 50% na porção proximal, além de ter evidenciado a presença de hematoma intramural com trombos na falsa luz da DA proximal e óstio. A paciente recebeu alta hospitalar 12 dias após início do quadro clínico, assintomática e com normalização de marcadores de necrose miocárdica.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Apesar de rara, a DEAC é uma importante causa de SCA e deve sempre ser lembrada como diagnóstico diferencial, principalmente em mulheres jovens e saudáveis. O exame de imagem intracoronariano é válido tanto para o diagnóstico como para orientar decisões de tratamento. Uma vez que não existe abordagem terapêutica bem definida, estudos anteriores ajudam a definir a estratégia mais adequada, conforme cada tipo de apresentação da doença.

Palavras Chaves

Palavras Chaves: Dissecção espontânea de artéria coronária, Vasos coronários, síndrome coronariana aguda, infarto do miocárdio.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Isabel - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marilia Medeiros Vitório Machareth, Bruno dos Santos Farnetano, Cybelle Nunes Leão, Isaac Nilton Fernandes Oliveira, Rafael Américo Damaceno