14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO DO USO DE METFORMINA COM A REDUÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMINA B12 EM PACIENTES DIABÉTICOS TIPO 2

Fundamentação/Introdução

A prevalência de diabetes mellitus do tipo 2 é crescente, assim como o uso de metformina, droga de primeira escolha no seu tratamento. Esse medicamento apresenta diversos efeitos colaterais, tais como a redução nos níveis de vitamina B12, o que demanda sua reposição.

Objetivos

Este trabalho visa relacionar o uso de metformina com a redução dos níveis de vitamina B12 em pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus do tipo 2. Ademais, objetiva abordar a prevalência de fatores associados à doença, como a dose utilizada de metformina, o uso de insulina, comorbidades e possíveis complicações.

Delineamento/Métodos

O estudo é do tipo transversal descritivo retrospectivo, por meio de coleta de dados em prontuários em um Hospital Universitário de Curitiba, Paraná. Foram incluídos no estudo pacientes atendidos no mbulatório de endocrinologia no ano de 2014, diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2 e tratados primariamente com metformina. Foram excluídos pacientes com gastrectomia parcial ou total e doenças intestinais disabsortivas.

Resultados

A amostra foi composta por 172 indivíduos, sendo 127 mulheres e 45 homens, com idade superior a 30 anos, e predomínio de indivíduos com 60 a 70 anos (n=67). Na amostra analisada, 115 pacientes apresentaram deficiência (< 200 pg/mol) ou possível deficiência (200-300 pg/mol) de vitamina B12. Em relação à dose de metformina, entre os pacientes que utilizaram dose de 500-1000 mg, 23% apresentaram deficiência ou possível deficiência de vitamina B12, enquanto os que utilizaram acima de 1000 mg apresentaram esse quadro em 75% dos casos. Entre os indivíduos insulino-dependentes e usuários de metformina, 19,2% apresentaram deficiência nos níveis séricos de vitamina B12, enquanto que os usam apenas metformina, 30,6% apresentam deficiência. Além da deficiência/insuficiência desta vitamina observou-se importante redução dos níveis séricos de vitamina D em 72,1% dos pacientes analisados. Com relação às comorbidades, hipertensão arterial sistêmica foi verificada em 84,9% dos pacientes, dislipidemia em 49,4%, sobrepeso em 33,1% e hipotireoidismo em 25%. Quanto às complicações, 17 pacientes apresentaram retinopatia diabética, 9 pacientes apresentaram nefropatia diabética e 11 pacientes apresentaram neuropatia.

Conclusões/Considerações finais

A análise dos resultados apresentados permite concluir que o uso de metformina está associado a diminuição dos níveis séricos de vitamina B12, de modo que se deve atentar para a dosagem desta vitamina regularmente em pacientes diabéticos.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Positivo - Paraná - Brasil

Autores

Lara Braschi Halisk, Katherine Unterstell Brittes, Livia Sayumi Mizobuchi, Roberta Ramos Polonio