14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS EM IDOSOS COM FRATURA DE FÊMUR EM UM HOSPITAL DE ALAGOAS

Fundamentação/Introdução

As fraturas de fêmur em idosos constituem um grave problema de saúde pública, com uma estimativa de 100.000 ocorrências por ano no Brasil. Complicações pós-operatórias para sua correção causam aumento de custos, estadia hospitalar e morbimortalidade. Dentre as complicações mais comuns estão o dellirium e a infecção urinária. Um ano após cirurgia, a mortalidade chega a 25%, com proporção semelhante de pacientes com incapacidade para deambulação. Conhecer tais complicações em nosso meio torna-se importante para sua prevenção e tratamento adequados.

Objetivos

Avaliar as principais complicações pós-operatórias dos idosos submetidos à cirurgia para correção de fratura de fêmur em um hospital terciário de Maceió-Alagoas.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo e retrospectivo a partir da revisão de prontuários eletrônicos de idosos internados por fratura de fêmur e submetidos a tratamento cirúrgico no período de 2009 e 2016, buscando-se informações acerca de complicações pós operatórias descritas.

Resultados

201 pacientes com idade igual ou superior a 60 anos foram admitidos por fratura de fêmur e submetidos a tratamento cirúrgico. Destes,83apresentaram complicações pós-operatórias (41,2%) com 16 óbitos (4,9%) durante a estadia hospitalar.As principais complicações observadas foram: dellirium (30,1%), infecção urinária (27,7%), infecção no sítio cirúrgico (16,8%) e sangramento de ferida operatória (18%). Outras complicações encontradas foram anemia, edema e pneumonia.

Conclusões/Considerações finais

Complicações pós-operatórias foram frequentes na amostra analisada (41,2%), sendo dellirium a mais observada (30,1%), o que é concordante com os dados encontrados na literatura. Outras complicações descritas, mas não encontradas nos prontuários analisados, são as cerebrovasculares e úlceras por pressão, assim como tromboembolismo venoso. A presença de protocolos institucionais para prevenção de úlceras por pressão e e tromboembolismo venoso podem justificar a ausência de tais complicações nos prontuários analisados. A intensificação de estratégias para prevenção de delirium e complicações infecciosas pode ajudar na redução do tempo de internação hospitalar edos custos, visando menor morbimortalidade e perda funcional.

Palavras Chaves

fraturas de fêmur; complicações; idoso.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Alagoas UFAL - Alagoas - Brasil, Universidade Tiradentes UNIT - Alagoas - Brasil

Autores

Maria Clara de Araújo Cavalcante, Vanessa Garcia Gomes, Hilton José Melo Barros, David Costa Buarque, Any Caroline da Silva Alves