14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

MEDIDAS PALIATIVAS PARA ALÍVIO SINTOMÁTICO EM PACIENTE ONCOLÓGICO SEM PERSPECTIVA DE CURA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: Medidas paliativas visam ao alívio da dor e de outros sintomas, a prevenção de agravos e incapacidades, a promoção da autonomia e o apoio e orientação a familiares e cuidadores. O tratamento paliativo deve ser iniciado o mais precoce possível, concomitante ao tratamento curativo, a fim de melhorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença ameaçadora à vida.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de paciente oncológico sem perspectiva de cura, onde foram priorizadas medidas paliativas para alívio sintomático.

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

Relato de caso: JADC, 43 anos, viúvo, natural de São Paulo (SP), vendedor, procura serviço ambulatorial em hospital devido a diagnóstico estabelecido de câncer de cárdia. Inicialmente em programação cirúrgica de gastrectomia para o dia 12/03/17, realizou apenas jejunostomia após ser evidenciada carcinomatose peritoneal difusa no intra-operatório. Retornou ao serviço com queixa de dor em cólica em baixo ventre, acompanhada de náuseas e vômitos em grande quantidade. Não evacuava há 15 dias. Reabordado cirurgicamente, com reposicionamento de jejunostomia em 03/06/17. Admitido em enfermaria de clínica médica, manteve queixa de dor abdominal difusa, com quadro de obstrução intestinal maligna. Dada a gravidade do caso, a progressão irremediável da doença e a inexistência de uma terapia curativa para a neoplasia em questão, foi iniciada conversa pela equipe médica com paciente e seus familiares acerca de medidas paliativas, com a concordância de ambas as partes em priorizar medidas de conforto em detrimento de tratamentos agressivos, esclarecendo-os que medidas invasivas como intubação orotraqueal e ressuscitação cardiopulmonar apenas trariam um prolongamento do sofrimento do paciente. Manteve-se com piora importante de sintomas, com vômitos fecaloides e dores abdominais intensas, sendo optado por otimização de analgesia e medicações anti-eméticas, com melhora após tais medidas. No dia 08/06/17 foi iniciada morfina em bomba de infusão contínua, e no dia seguinte foi associada sedação paliativa conforme protocolo institucional, dada a gravidade do quadro, atingindo bom controle sintomático. Paciente foi a óbito no dia 12/06/17.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Os cuidados paliativos visam prevenir e aliviar o sofrimento de pacientes e seus familiares, atuando em sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual. Logo, é de suma importância conhecer e aplicar medidas que contemplem o alívio sintomático de pacientes em fim de vida.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Cuidados paliativos; Qualidade de vida; Dor oncológica

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Marcelina - São Paulo - Brasil

Autores

Flávia Tomé Cavalcante, Germano Glauber de Medeiros Lima, Alberto de Sousa Videres Filho, Taciana Uchôa Passos, Lucas Eufrasio Bomfim