14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RASTREIO DE FATORES DE RISCO NO DIA MUNDIAL DO RIM 2017 REALIZADA PELA LIGA ACADÊMICA DE NEFROLOGIA DE COLATINA-ES

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Foi realizada campanha de panfletagem no Centro de Colatina-ES e todos os indivíduos que aceitaram participar do dia mundial do rim foram submetidos à aferição da pressão arterial, à medida da glicemia capilar e convidados a responder questionário envolvendo fatores de risco para Doença Renal Crônica.

Objetivos

OBJETIVOS: Avaliar a prevalência de fatores de risco para Doença Renal Crônica na população participante do Dia Mundial do Rim 2017.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: Foi realizado um inquérito populacional avaliando o perfil epidemiológico da população participante, análise da prevalência de fatores de risco por meio de questionário e aferição da pressão arterial e nível glicêmico, objetivando orientar a população de risco para doença renal crônica.

Resultados

RESULTADOS: Foram obtidas informações de 119 indivíduos, sendo 55,46% do sexo feminino, 24 indivíduos (20,16%) apresentaram Pressão Arterial >140x90 mmHg, 19 indivíduos (15,96%) apresentaram glicemia capilar >140 mg/dL. Dentre os participantes 48 (40,3%) apresentaram Obesidade, 51 (42,85%) relataram Hipertensão, 18 (15,12%) Diabetes Mellitus, 14 (11,76%) tabagismo, sendo os fatores de maior prevalência na amostra.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A população envolvida apresentou grande prevalência de fatores de risco para Doença Renal Crônica, tornando-se importante o rastreio para que a população em risco seja detectada e tratada precocemente.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Dia Mundial do Rim, Doença Renal Crônica, Fatores de Risco, Prevenção.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário do Espirito Santo - UNESC - Espírito Santo - Brasil

Autores

Jorge Felipe Sousa Menenguci, João Vitor Fagundes Reis, Fernando Henrique Valentim Trindade, Huslley Kally Cordeiro de Sousa Júnior, Marcelo Trigo Martinez