RASTREIO DE FATORES DE RISCO NO DIA MUNDIAL DO RIM 2017 REALIZADA PELA LIGA ACADÊMICA DE NEFROLOGIA DE COLATINA-ES
INTRODUÇÃO: Foi realizada campanha de panfletagem no Centro de Colatina-ES e todos os indivíduos que aceitaram participar do dia mundial do rim foram submetidos à aferição da pressão arterial, à medida da glicemia capilar e convidados a responder questionário envolvendo fatores de risco para Doença Renal Crônica.
OBJETIVOS: Avaliar a prevalência de fatores de risco para Doença Renal Crônica na população participante do Dia Mundial do Rim 2017.
MÉTODOS: Foi realizado um inquérito populacional avaliando o perfil epidemiológico da população participante, análise da prevalência de fatores de risco por meio de questionário e aferição da pressão arterial e nível glicêmico, objetivando orientar a população de risco para doença renal crônica.
RESULTADOS: Foram obtidas informações de 119 indivíduos, sendo 55,46% do sexo feminino, 24 indivíduos (20,16%) apresentaram Pressão Arterial >140x90 mmHg, 19 indivíduos (15,96%) apresentaram glicemia capilar >140 mg/dL. Dentre os participantes 48 (40,3%) apresentaram Obesidade, 51 (42,85%) relataram Hipertensão, 18 (15,12%) Diabetes Mellitus, 14 (11,76%) tabagismo, sendo os fatores de maior prevalência na amostra.
CONCLUSÃO: A população envolvida apresentou grande prevalência de fatores de risco para Doença Renal Crônica, tornando-se importante o rastreio para que a população em risco seja detectada e tratada precocemente.
Palavras-chave: Dia Mundial do Rim, Doença Renal Crônica, Fatores de Risco, Prevenção.
Clínica Médica
Centro Universitário do Espirito Santo - UNESC - Espírito Santo - Brasil
Jorge Felipe Sousa Menenguci, João Vitor Fagundes Reis, Fernando Henrique Valentim Trindade, Huslley Kally Cordeiro de Sousa Júnior, Marcelo Trigo Martinez