14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

COLAPSO TRAQUEOBRÔNQUICO COMO CAUSA DE INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: O colapso expiratório traqueobrônquico (CETB) é uma causa de tosse crônica, dispnéia e estridor laríngeo (EL). A prevalência na população geral é desconhecida, mas ocorre em 12% dos pacientes que já realizaram fibrobroncoscopia (FBC).

Objetivos

Descrever quadro clinico de diagnóstico diferencial de tosse crônica em paciente com CETB.

Delineamento/Métodos

Relato de caso(RC)

Resultados

RC 1: J.M.M., masculino, 75 anos, ex-tabagista, queixa de dispnéia, chieira, tosse crônica há 6 meses. Realizou 3 ciclos de antimicrobianos (ATB) sem melhora dos sintomas. Ao exame: obeso, dispnéia, taquipnéia, SpO2 85% em ar ambiente, roncos grosseiros, EL importante. Iniciado piperacilina tazobactam (PIPE-TAZO), hidrocortisona (HC) e broncodilatador (BD). Após 3 dias, apresentava-se sem melhora clínica e com intensificação do EL, iniciada pesquisa para obstrução de via aérea superior (VAS). Espirometria (EPM) com parâmetros normais e alteração da alça expiratória na curva fluxo-volume; Tomografia computadorizada de tórax em inspiração e expiração (TCT-I/E) forçadas com redução do calibre traqueal em 55% entre as fases; FBC com presença de colabamento de traquéia e brônquios principais com oclusão de 90% da luz. Confirmado o diagnóstico de CETB e iniciado tratamento com CPAP com pressão de 8cmH2O com melhora importante.
RC 2: O.C.O., masculino, 72 anos, hipertenso, DPOC e coronariopata. Queixa de dispneia, tosse oligoprodutiva. Refere que fez uso de 2 ciclos de ATB. Ao exame: fala entrecortada, sibilos expiratórios, esforço respiratório, taquipnéia, SpO2 89% com O2 a 1L/min em cateter nasal. Iniciado PIPE-TAZO, HC. Evoluiu com melhora do padrão respiratório, mas manteve dependência de oxigenioterapia, dispnéia e tosse. Iniciada pesquisa para obstrução de VAS, sendo evidenciado em TCT-I/E redução do calibre brônquio maior que 50%. FBC com colabamento de brônquio principal a D. Confirmado o diagnóstico de CETB e iniciado tratamento com CPAP com pressão de 6cmH2O e melhora do quadro.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O CETB é uma doença em que os pacientes fazem uso de BD e corticoide com frequência, sem apresentar melhora dos sintomas, antes de receberam o diagnóstico definitivo. O diagnóstico é confirmado por TCT-I/E forçadas mostrando redução 50% ou mais do diâmetro da traquéia entre as fases, e pela FBC com visualização direta da redução do calibre dinâmico na exalação. Na EPM: redução do FEV1 e do pico de fluxo e entalhe na fase expiratória da curva fluxo-volume. O tratamento baseia-se na estabilização da VAS.

Palavras Chaves

tosse crônica, traqueomalácia, colapso traqueobrônquico

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL LIFECENTER - Minas Gerais - Brasil, HOSPITAL MADRE TERESA - Minas Gerais - Brasil, HOSPITAL SOCOR - Minas Gerais - Brasil

Autores

THAIS FATIMA BITTENCOURT BOSCHI, THAIS MESQUITA FERREIRA, ANA CAROLINA FERREIRA GOMES, ANA CECILIA CARDOSO SOUSA, MARCO ANTONIO SOARES REIS