14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de 5 Casos de acidente por arraia em um fim de semana no distrito de São José do Araguaia – Pará

Fundamentação/Introdução

Acidentes com arraias são comuns nessa cidade e nessa época do ano, devido a temporada de praia e da quantidade de banhistas nos bancos de areia do rio Araguaia. As arraias são animais de água doce, que possuem ferrões (1 a 3 ferrões), usados em sua defesa e que ficam na cauda do animal. Os ferrões contêm venenos, tegumentos e glândulas mucosas.Os acidentes com arraias geralmente acontecem quando os banhistas pisam no dorso do animal que ficam escondidos em baixo da areia, introduzindo seu ferrão na parte medial, lateral ou do calcanhar da vítima, causando uma ferida com uma dor extrema que migra para região inguinal do mesmo lado da perna afetada em minutos.

Objetivos

Relatar casos de acidentes com arraia que foram atendidos no distrito de São José do Araguaia no fim de semana (22 e 23/07/2017), demonstrando como ocorre esse tipo de acidente, suas manifestações clínicas e seu tratamento.

Delineamento/Métodos

Os cinco pacientes vítimas de acidentes por arraia foram picadas enquanto se divertiam às margens do rio Araguaia, 2 deles eram mulheres jovens, uma de 14 anos e outra de 28 anos, e os outros 3 eram homens jovens, onde a idade variava entre 25-45 anos de idade, todos estavam as margens do rio, próximo a locais onde os banhistas descartavam sobras de comida (como arroz, carne, feijão, farinha), todos foram afetados nos pés, com queixa de dor muito intensa, desproporcional ao tamanho da lesão, que varia entre 2-5cm de tamanho, a dor em minutos irradiava para região inguinal do mesmo lado do pé afetado. Na ferida encontrou-se sangramento, edema e hiperemia discreta. Nenhum dos pacientes apresentaram complicações como náuseas, vômitos, convulsões, depressão respiratória, fasciculação muscular. Pode haver infecção secundária, por Pseudomonas spp., Staphylococcus spp.

Resultados

Todos os pacientes foram atendidos logo após o acidente. Não existe tratamento específico, usou-se solução salina na lavagem do ferimento, água morna para alívio da dor, lidocaína para o bloqueio anestésico e exploração da ferida e o uso de ciprofloxacino 500mg de 12/12h por 7 dias para evitar infecções secundárias.

Conclusões/Considerações finais

Os acidentes por arraia são subnotificados, pois a maioria das vezes ocorrem em lugares isolados e distantes, assim, não existindo justificativa estatística para um antiveneno específico. Daí a importância de trabalhos como esse, notificando os casos, divulgando medidas profilática e educativas para prevenir e reduzir o número de acidentes por arraias.

Palavras Chaves

Arraias; veneno; acidente

Área

Clínica Médica

Instituições

ITPAC/Fahesa - Tocantins - Brasil

Autores

Lorainny Aparecida de Alencar Veiga, Ana Barbara Feliciano Souza Santos, Mohammed Damasceno Guimarães, Gustavo Gonçalves Martins de Oliveira, Mateus Rodrigues Carvalho